CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO NO GOVERNO FHC: RESULTADO DE UM PROCESSO HISTÓRICO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.6i6.p4633Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de desvelar os desdobramentos da concepção de educação tecnológica no Brasil, desde sua gênese nos anos de 1960 até os documentos legais produzidos no final dos anos de 1990. A pesquisa orientou-se pelas seguintes questões: qual o conceito de educação tecnológica? Por que o termo passa a ser exaltado, deixando cair no esquecimento nomenclaturas como, educação técnica, formação técnicoprofissional e ensino profissional? Qual a concepção de educação tecnológica que norteou as políticas educacionais dos anos de 1990? Na tentativa de cumprir com o desafio de responder a essas questões, faço uma recuperação dos fatos históricos que marcaram a evolução não apenas dos termos que denotam a formação para o trabalho, mas, também, da concepção de educação que está por detrás desses modos de expressão. Para alcançar os objetivos da pesquisa foi realizada revisão de literatura em economia política: Estado brasileiro e suas relações com o imperialismo; Estado brasileiro, classes sociais e formação da força de trabalho; educação média e técnica no Brasil e reformas educativas, como também levantamento de fontes primárias: documentos emanados do Poder Executivo e Legislativo; de entidades de classe como, o patronato, CUT e ANDES; do poder docente — Conselho de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CONCEFET); Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (ANDIFES); Conselho Diretor (CODIR) e Conselho de Professores (CONSEP). Para chegar ao concreto real, síntese de múltiplas determinações, a escolha do caminho para abordagem do tema foi o método do materialismo histórico, método de análise da realidade e produção do conhecimento, por meio da crítica à economia política, o que exige um movimento dialético, de modo a captar as contradições do desenvolvimento histórico do processo de formulação das políticas de ensino médio e técnico no país e suas mediações nas relações entre capital e trabalho, trabalho e educação, ou, em outras palavras, o referido método permitiu compreender como e porque se articulam as políticas de formação da força de trabalho no processo de desenvolvimento econômico e social, na realidade concreta da sociedade brasileira.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.