PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DE NÍVEL SUPERIOR: SÍNTESE, CONCEITO E CRÍTICA

Autores

  • José Santos

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.13i21.p9587

Palavras-chave:

Pedagogia das competências, educação profissionalizante, política pública educativa, graduação tecnológica.

Resumo

O artigo apresenta uma análise teórica sintética sobre a relação existente entre as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico e alguns autores que se dedicam teórica e empiricamente sobre a “pedagogia das competências” no ensino superior. Do ponto de vista teórico, a comunicação põe em debate a produção acadêmica acerca do paradigma da qualificação e o seu deslocamento discursivo sobre a categoria da competência. A partir desse contexto, e embasado na relação trabalho e educação dentro da tradição marxista, o artigo se debruça especialmente sobre as apropriações acerca do conceito de pedagogia das competências, para considerar, mesmo que de forma abreviada, a existência de interesses capitalistas em demandar para o ensino superior não universitário uma determinada pedagogia, afinada com interesses mercantis.

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Publicado

2015-09-30

Como Citar

Santos, J. (2015). PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DE NÍVEL SUPERIOR: SÍNTESE, CONCEITO E CRÍTICA. Revista Trabalho Necessário, 13(21). https://doi.org/10.22409/tn.13i21.p9587

Edição

Seção

Artigos do Número Temático