O que podem os gêneros narrativos no cinema e audiovisual?

Editores: Mariana Baltar - PPGCine - UFF; Carolina Amaral - PUC-RJ e PPGCine - UFF; Cesar Castanha - UFPE

* Nova data limite de envio dos textos: 31 de Janeiro de 2024.

Este Dossiê busca problematizar e refletir sobre questões teórico-metodológicas dos gêneros narrativos no campo do audiovisual. Seja como horizonte de expectativa, convenção narrativa ou sistema de comunicação, gêneros narrativos costumam acompanhar todo processo de criação, realização, distribuição e recepção de uma obra audiovisual. Combinando repetições e diferenças, gêneros relacionam repertórios temáticos e repertórios estéticos a problemáticas de ordem cultural, social e políticas, reafirmando o quanto o seu debate ainda é pertinente no cenário audiovisual contemporâneo.

Isto posto, a revista A barca convida autoras/es para contribuir com abordagens diversas sobre os gêneros narrativos em obras audiovisuais explorando inquietações como:

- Com quais implicações o recorte de gênero narrativo atravessa as experiências e práticas de espectatorialidade?

- Como o gênero narrativo impacta questões de escrita audiovisual?

- Até que ponto o debate dos gêneros narrativos é relevante em contextos singulares do Sul Global, especialmente da América Latina?

- Como pensar os gêneros narrativos em relação a repertórios culturais e recortes transversais de classe, raça e sexualidade?

- De que modo determinados gêneros narrativos capturam e convidam a engajamentos afetivos e passionais?

- Como as reiterações dos gêneros narrativos negociam com experimentações radicais?

Tais questionamentos não são limitadores das propostas, apenas sugestões para iniciarmos o debate.

NOVA DATA: Recebemos submissões até 31 de Janeiro de 2024 com previsão de publicação no primeiro semestre de 2024. As normas de publicação da revista A barca podem ser encontradas em Submissões

Quaisquer dúvidas, escrever para abarcarevista@gmail.com