A roupa fala:

a moda como meio de comunicação no Brasil Colônia

Autores

  • Fernanda Bernardo Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Dr. Ronaldo Salvador Vasques UEM
  • Me. Marcio José Silva UEM

Palavras-chave:

Família Imperial Portuguesa, Século XIX, História da moda

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o que a moda do Brasil Colônia, no período entre 1808 e 1822, comunica em termos de influência e contexto social, cultural e político. O recorte temporal corresponde ao período entre a vinda da Família Real para o Brasil e o seu retorno para Portugal (1808-1822). Por meio da revisão de literatura construiu-se o referencial teórico utilizado e, posteriormente, realizou-se a análise de imagens associadas a historiografia, de modo a descrever as figuras que representam a forma de se vestir na época e contextualizá-las aos fatores políticos, econômicos, sociais e culturais da época. Encontrou-se a forte influência europeia adaptada ao clima tropical, inclusive com tecidos mais frescos. Observa-se também a mensagem clara da divisão social representada pela forma de se vestir da época. Por fim, recomenda-se que se possam fazer mais reconstruções históricas do período e levantamentos de novas imagens e peças de vestuários que retratem o período, de modo a subsidiar analises do período. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Bernardo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduanda em Moda pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ensino médio concluído no Objetivo - Colégio São Pedro. Realizou intercâmbio em Coimbra - Portugal em 2014 (Escola Secundária José Falcão) e intercâmbio cultural em Montreal - Canadá em 2016-2017. Fluente em inglês com proficiência obtida pelo CCAA. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) pela Fundação Araucária de 2019 a 2020. Participante do Grupo de Pesquisa em Moda, História e Textil (GEMOTEX).

Dr. Ronaldo Salvador Vasques, UEM

Doutor em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho/Portugal (2018) pelo Programa de Pós- Graduação em Engenharia Têxtil, com o título revalidado em Doutor em Design (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Design, vinculado à área de concentração Design, Arte e Tecnologia da Escola de Ciências Exatas, Arquitetura e Design da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) Mestre em História- Universidade Estadual de Maringá/PPH/ Maringá-Pr (2011). Especialista em Administração em Marketing - FESP Curitiba (1999). Graduado em Engenharia Têxtil - UEM/CRG (1997). Coordenador e orientador do projeto de extensão TECIDOTECA (acervo de bandeiras têxteis), desde 2009 do departamento de Design e Moda (DDM). Organizador do livro: Indumentária e moda: Caminhos Investigativos( 2013) e autor do livro: A Indústria Têxtil e a Moda Brasileira na Década de 1960 (2018). Professor Adjunto no curso de MODA da Universidade Estadual de Maringá (UEM) do Campus Regional de Cianorte - CRC, desde 2004. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq em Moda, História e Têxteis (GEMOTEX), desde 2018.

Me. Marcio José Silva, UEM

Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (UniCesumar). Especialista em Criação e Desenvolvimento de Produto pela Universidade Paranaense (UNIPAR) e graduado em Moda pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professor assistente do Departamento de Design e Moda da Universidade Estadual de Maringá, foi Chefe do Departamento de Design e Moda nas gestões, 2013/2014, 2014/2016 e 2018/2020 e Chefe Adjunto na gestão 2016/2018. Atualmente é Coordenador Adjunto do Colegiado do Curso de Moda da UEM (gestão 2020/2022). Tem experiência na área de projeto de produto do vestuário, planejamento e controle de produção e compras de matérias-primas em empresas de vestuário

Downloads

Publicado

2023-01-29

Como Citar

Bernardo, F., Salvador Vasques, R., & Jose Silva, M. (2023). A roupa fala:: a moda como meio de comunicação no Brasil Colônia. Revista Cantareira, (37). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/51155