A Clothes talk:

fashion as a medium of communication in Brazil Colony

Authors

  • Fernanda Bernardo Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Ronaldo Salvador Vasques UEM
  • Marcio Jose Silva UEM

Keywords:

Imperial Family of Portugal, XIX Century, History of fashion

Abstract

The purpose of this article is to analyze what the clothes of Brazil Colony between 1808 and 1822 communicate in terms of influence and social, cultural, and political context. The time frame of this article is 1808 - 1822 is the period between the arrival of the Royal Family of Portugal and their return to Portugal. Through a literature review we constructed the theoretical referential. The analyses of the images associated with the historiography describe the forms that represented the fashion and contextualize them to political, economic, social, and cultural factors of the time. There was a strong European influence adapted to the tropical weather, including lighter fabrics. And, there was a clear social division present in the clothing. Therefore, we recommend the development of more historical reconstructions, analyses of other portraits and clothes from this period, which can be helpful to other analyzes of this period.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Bernardo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduanda em Moda pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ensino médio concluído no Objetivo - Colégio São Pedro. Realizou intercâmbio em Coimbra - Portugal em 2014 (Escola Secundária José Falcão) e intercâmbio cultural em Montreal - Canadá em 2016-2017. Fluente em inglês com proficiência obtida pelo CCAA. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) pela Fundação Araucária de 2019 a 2020. Participante do Grupo de Pesquisa em Moda, História e Textil (GEMOTEX).

Ronaldo Salvador Vasques, UEM

Doutor em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho/Portugal (2018) pelo Programa de Pós- Graduação em Engenharia Têxtil, com o título revalidado em Doutor em Design (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Design, vinculado à área de concentração Design, Arte e Tecnologia da Escola de Ciências Exatas, Arquitetura e Design da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) Mestre em História- Universidade Estadual de Maringá/PPH/ Maringá-Pr (2011). Especialista em Administração em Marketing - FESP Curitiba (1999). Graduado em Engenharia Têxtil - UEM/CRG (1997). Coordenador e orientador do projeto de extensão TECIDOTECA (acervo de bandeiras têxteis), desde 2009 do departamento de Design e Moda (DDM). Organizador do livro: Indumentária e moda: Caminhos Investigativos( 2013) e autor do livro: A Indústria Têxtil e a Moda Brasileira na Década de 1960 (2018). Professor Adjunto no curso de MODA da Universidade Estadual de Maringá (UEM) do Campus Regional de Cianorte - CRC, desde 2004. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq em Moda, História e Têxteis (GEMOTEX), desde 2018.

Marcio Jose Silva, UEM

Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (UniCesumar). Especialista em Criação e Desenvolvimento de Produto pela Universidade Paranaense (UNIPAR) e graduado em Moda pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professor assistente do Departamento de Design e Moda da Universidade Estadual de Maringá, foi Chefe do Departamento de Design e Moda nas gestões, 2013/2014, 2014/2016 e 2018/2020 e Chefe Adjunto na gestão 2016/2018. Atualmente é Coordenador Adjunto do Colegiado do Curso de Moda da UEM (gestão 2020/2022). Tem experiência na área de projeto de produto do vestuário, planejamento e controle de produção e compras de matérias-primas em empresas de vestuário

Published

2023-01-29

How to Cite

Bernardo, F., Salvador Vasques, R., & Jose Silva, M. (2023). A Clothes talk:: fashion as a medium of communication in Brazil Colony. Revista Cantareira, (37). Retrieved from https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/51155