A roupa fala:

a moda como meio de comunicação no Brasil Colônia

Autores/as

  • Fernanda Bernardo Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Ronaldo Salvador Vasques UEM
  • Marcio Jose Silva UEM

Palabras clave:

Família Imperial Portuguesa, Século XIX, História da moda

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar o que a moda do Brasil Colônia, no período entre 1808 e 1822, comunica em termos de influência e contexto social, cultural e político. O recorte temporal corresponde ao período entre a vinda da Família Real para o Brasil e o seu retorno para Portugal (1808-1822). Por meio da revisão de literatura construiu-se o referencial teórico utilizado e, posteriormente, realizou-se a análise de imagens associadas a historiografia, de modo a descrever as figuras que representam a forma de se vestir na época e contextualizá-las aos fatores políticos, econômicos, sociais e culturais da época. Encontrou-se a forte influência europeia adaptada ao clima tropical, inclusive com tecidos mais frescos. Observa-se também a mensagem clara da divisão social representada pela forma de se vestir da época. Por fim, recomenda-se que se possam fazer mais reconstruções históricas do período e levantamentos de novas imagens e peças de vestuários que retratem o período, de modo a subsidiar analises do período. 

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Biografía del autor/a

Fernanda Bernardo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduanda em Moda pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ensino médio concluído no Objetivo - Colégio São Pedro. Realizou intercâmbio em Coimbra - Portugal em 2014 (Escola Secundária José Falcão) e intercâmbio cultural em Montreal - Canadá em 2016-2017. Fluente em inglês com proficiência obtida pelo CCAA. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) pela Fundação Araucária de 2019 a 2020. Participante do Grupo de Pesquisa em Moda, História e Textil (GEMOTEX).

Ronaldo Salvador Vasques, UEM

Doutor em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho/Portugal (2018) pelo Programa de Pós- Graduação em Engenharia Têxtil, com o título revalidado em Doutor em Design (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Design, vinculado à área de concentração Design, Arte e Tecnologia da Escola de Ciências Exatas, Arquitetura e Design da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) Mestre em História- Universidade Estadual de Maringá/PPH/ Maringá-Pr (2011). Especialista em Administração em Marketing - FESP Curitiba (1999). Graduado em Engenharia Têxtil - UEM/CRG (1997). Coordenador e orientador do projeto de extensão TECIDOTECA (acervo de bandeiras têxteis), desde 2009 do departamento de Design e Moda (DDM). Organizador do livro: Indumentária e moda: Caminhos Investigativos( 2013) e autor do livro: A Indústria Têxtil e a Moda Brasileira na Década de 1960 (2018). Professor Adjunto no curso de MODA da Universidade Estadual de Maringá (UEM) do Campus Regional de Cianorte - CRC, desde 2004. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq em Moda, História e Têxteis (GEMOTEX), desde 2018.

Marcio Jose Silva, UEM

Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (UniCesumar). Especialista em Criação e Desenvolvimento de Produto pela Universidade Paranaense (UNIPAR) e graduado em Moda pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professor assistente do Departamento de Design e Moda da Universidade Estadual de Maringá, foi Chefe do Departamento de Design e Moda nas gestões, 2013/2014, 2014/2016 e 2018/2020 e Chefe Adjunto na gestão 2016/2018. Atualmente é Coordenador Adjunto do Colegiado do Curso de Moda da UEM (gestão 2020/2022). Tem experiência na área de projeto de produto do vestuário, planejamento e controle de produção e compras de matérias-primas em empresas de vestuário

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Publicado

2023-01-29

Cómo citar

Bernardo, F., Salvador Vasques, R., & Jose Silva, M. (2023). A roupa fala:: a moda como meio de comunicação no Brasil Colônia. Revista Cantareira, (37). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/51155