Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.Artigos
Trabalhos inéditos resultantes de pesquisa científica concluída ou em processo de elaboração. Sua estrutura deve conter pelo menos os seguintes itens: Introdução (justificativa e objetivo/s); Referencial teórico-metodológico; Desenvolvimento (revisão de literatura, resultados e discussões, podendo, também, incluir tabelas, gráficos ou figuras); Conclusão e Referências.
Relato de experiência
Refere-se às descrições de experiências relacionadas ao campo da educação física, destacando ensino, pesquisa e extensão ou com interfaces com outras áreas do conhecimento.
Ensaios
Artigos de revisão e/ou reflexão sobre um determinado tema, problematizando questões e apontando para possíveis conclusões e/ou novas interpretações, sem ter a necessidade de sustentação em base empírica e rigor metodológico.
Resenha
Trabalhos que apresentam comentários e avaliações críticas de livros, filmes, peças, coreografias ou outros produtos resultantes de reflexões acadêmicas, artísticas ou de outra natureza. O/A autor/a apresentará as principais ideias e uma apreciação crítica sobre a obra, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático (práxis) da educação física
Resumo do trabalho final
Resumo do trabalho final.
Entrevistas
Produções com autores, autoridades reconhecidas no campo acadêmico, representantes de movimentos organizados (políticos, sindicais, estudantis entre outros), artistas e outras personalidades que contribuam para o debate da área de educação física. São privilegiadas as entrevistas decorrentes de resultados de investigações e experiências que possam contribuir para os avanços científicos do campo; promover reflexões críticas; abordar complexidades e problemas e ampliar os desafios da pesquisa. Seção pela qual a Revista Fluminense de Educação Física se propõe a manter um diálogo constante com a comunidade científica na qual está integrada, oportunizando a divulgação. A Comissão Editorial se reserva o direito de convidar autores para publicarem nessa seção, assim como se propõe a estimular a participação de outros que, porventura, queiram adentrar nos debates. E, como na Seção Dossiê, esses artigos passarão pelo crivo da própria Comissão Editorial
Dossiê
Espaço para abertura de número especial. A submissão pode ser por envio de proposta à Revista Fluminense de Educação Física ou por convite da equipe editorial. Entretanto, tanto sua proposta quanto seus manuscritos estarão sujeitos à avaliação duplo-cego. Cada dossiê será composto de pelos menos 8 (oito) artigos, 2 (duas) resenhas, 1 (uma) entrevista, de no máximo 6 (seis) questões e 1 (uma) apresentação de até 10 laudas do(s) seu(s) organizador(es). As exceções serão apreciadas pela Editoria. O Dossiê, se aprovado, poderá, eventualmente, ser publicado como número especial.
Copyright Notice
Ao postar no site da Revista Fluminense de Educação Física, os autores assumem a escrita autoral, assim como enviam textos já revisados. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,
são de inteira responsabilidade dos/as autores/as. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Privacy Statement
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.