Esta es un versión antigua publicada el 2022-09-29. Consulte la versión más reciente.

SAÚDE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

CONSTRUÇÕES E RECONSTRUÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS

Autores/as

Resumen

El presente texto posee el objetivo de presentar una experiencia pedagógica y formativa que se dio en medio de la pandemia del covid-19, frente a la modalidad a distancia y discutir las contribuciones formativas de la asignatura “Salud, Sociedad y Educación Física” de la Licenciatura en Educación Física de Universidade Federal de Sergipe (UFS). La metodología de investigación consistió en la aplicación de cuestionarios on-line por la plataforma Google Forms, observación participante y diario de campo. Los resultados indican que la asignatura presenta una importante mediación formativa para los cambios de concepción y ampliaciones de las perspectivas de los sujetos sobre el tema de la salud en el contexto de formación docente de Educación Física Escolar, aportando nuevas perspectivas didácticas en sus actividades docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Santos, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Mestrando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da UFS (PPGED/UFS) Linha de Pesquisa: Educação e Comunicação. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (DEF/UFS). Membro dos Grupos de Pesquisa Observatório da Mídia Esportiva (OME/UFS) e Grupo de Estudos e Pesquisa Sociedade, Cultura e Educação Física (GEPESCEF/UFS).

 

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Coordenador do GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física/UFS. Aracaju – SE, Brasil. Também atua como pesquisador no Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).

Maria Edivania Alves dos Santos, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (2010); Pós-graduada em Fisiologia do Exercício - Prescrição do Exercício (2011) pela Universidade Gama Filho; Profissional de Educação Física do Núcleo Ampliado de Saúde da Família NASF-AB (2012-2020); Atualmente é servidora pública Municipal - Professora de Educação Física do ensino fundamental II (2014); Aperfeiçoamento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa (2015) pela Fundação Oswaldo Cruz; Especialização em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Aperfeiçoamento em Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (2017) pela Fundação Oswaldo Cruz; Tutor Externo de Educação a distância do Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2018-2020); Aperfeiçoamento em Psicomotricidade (2018) pela Faculdade Integrada de Araguatins; Especialização em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (2019); Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2020).

Publicado

2022-09-29

Versiones