PESQUISA E O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: HISTÓRICO QUE DESTACA A DOCÊNCIA
Abstract
A partir da indagação de como a pesquisa vem se constituindo no Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense (UFF), o presente artigo objetiva apresentar um panorama dessa trajetória. Para isso, através de uma metodologia que se constituiu por referências bibliográficas que trazem histórico desse Instituto, assim como por inter-relações com a legislação educacional e seus respectivos contextos, apresentamos dados organizados em três grandes momentos: o surgimento e a consolidação da educação física na UFF, a partir de 1975, através da criação de uma coordenação de educação física diretamente ligada à Reitoria; um segundo período que inicia em 1990 com a Especialização em Educação Física Escolar e segue até o ano de 2007, quando uma nova estrutura organizacional é abrigada no recém-criado Instituto de Educação Física e; por fim, o terceiro momento, de 2007 até 2020, o qual traz como marcos o início da Licenciatura em Educação Física, novos concursos para admissão de docentes e, comissões criadas para pensarmos a ampliação do realizado, através de um stricto sensu. As discussões e resultados indicam elementos para a continuidade de um trabalho institucional que evidência preocupações com a docência e, por se constituir em universidade pública federal, caracteriza-se pelo compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão em benefício da população em geral.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de
Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o
compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação
inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos
trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,
são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho
online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso
pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação
do trabalho publicado.
Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de
uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-
comerciais.