Archives

  • PERSPECTIVAS E DILEMAS DOS GOVERNOS PROGRESSISTAS NA AMÉRICA LATINA
    Vol. 12 No. 19 (2024)

    As relações políticas entre os países vêm atravessando, em nível global, por uma série de mudanças relacionadas ao enfraquecimento da hegemonia estadunidense como polo único de poder estabelecido com o desmantelamento da União Soviética. A ascensão econômica e política da China e as novas alianças e acordos que estão se formando ao redor dos BRICS e de outras instâncias multilaterais, sobretudo asiáticas, estão pondo em xeque a predominância econômica, militar e diplomática dos Estados Unidos em diversas áreas do mundo, como a África, o Oriente Médio e partes da Ásia e da Oceania. Nesse contexto, os países latino-americanos se veem diante de novos riscos e oportunidades que se apresentam nesse momento de turbulências globais. Depois de uma onda de governos conservadores eleitos na última década, diversos países da região vêm elegendo governos progressistas para a liderança de seus países, que precisam lidar com os desafios colocados pela conjuntura internacional, mas também com dificuldades internas, advindas dos problemas históricos e recentes, como golpes de Estado, guerras híbridas, “lawfare” e a ascensão de neofascismos.

  • EDUCAÇÃO NA PANDEMIA III
    Vol. 11 No. 18 (2023)

    No dossiê "Dossiê Educação na Pandemia" somos desafiados a refletir sobre como mesmo durante uma pandemia e em meio a ascensão neofascista ainda é urgente compreender os meandros da ação do capital sobre a educação e construir alternativas. De tal maneira, ultrapassando uma visão liberal-formal, que encaixa a educação na condição de formadora de “cidadãos” funcionais ao sistema hegemônico, criando condições materiais e políticas para a construção de uma educação dedicada a formar dirigentes políticos e, desta forma, construir uma sociedade radicalmente democrática.

  • EDUCAÇÃO NA PANDEMIA II
    Vol. 11 No. 17 (2023)

    No dossiê "Dossiê Educação na Pandemia" somos desafiados a refletir sobre como mesmo durante uma pandemia e em meio a ascensão neofascista ainda é urgente compreender os meandros da ação do capital sobre a educação e construir alternativas. De tal maneira, ultrapassando uma visão liberal-formal, que encaixa a educação na condição de formadora de “cidadãos” funcionais ao sistema hegemônico, criando condições materiais e políticas para a construção de uma educação dedicada a formar dirigentes políticos e, desta forma, construir uma sociedade radicalmente democrática.

  • EDUCAÇÃO NA PANDEMIA I
    Vol. 10 No. 16 (2022)

    No dossiê "Dossiê Educação na Pandemia" somos desafiados a refletir sobre como mesmo durante uma pandemia e em meio a ascensão neofascista ainda é urgente compreender os meandros da ação do capital sobre a educação e construir alternativas. De tal maneira, ultrapassando uma visão liberal-formal, que encaixa a educação na condição de formadora de “cidadãos” funcionais ao sistema hegemônico, criando condições materiais e políticas para a construção de uma educação dedicada a formar dirigentes políticos e, desta forma, construir uma sociedade radicalmente democrática.

  • CULTURA, EDUCAÇÃO, ARTE E POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA
    Vol. 10 No. 15 (2022)

    Há cinquenta e um anos Eduardo Galeano perguntava “¿El pasado es mudo? ¿O continuamos siendo sordos?”. Com essa pergunta-chave em mente o dossiê de En_Fil “Cultura, Educação, Arte e Política na América Latina: revisões analíticas e atualizações críticas” busca dar conta de atender ao menos em parte o que talvez o escritor uruguaio estivesse procurando quando publicou o emblemático “As veias abertas da América Latina”. Nesse contexto, mais especificamente, o dossiê se volta para os estudos teóricos e/ou relatos de experiência sobre a cultura em geral, as poéticas visuais, literárias e musicais, as artes cênicas, a educação estética e a política educacional na América Latina, abrindo-se para o debate sobre as grandes questões que neste século vêm se debruçando sobre a diversidade de questões tendo a inclusão social como referência.  

  • Fotografia da capa: Paulo Barros Fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares em 2009 e pelo Curso de Formação em Educadores da Fotografia em 2010. Acompanha a banda Confronto em tour com o álbum Imortal desde 2013. Integrante do Coletivo Multimídia Favela em Foco. De 2011 á 2013, ministrou oficinas de fotografia no Ponto de Cultura Porto Aberto à Memória viva, que funciona dentro da companhia Ensaio Aberto na Zona Portuária do Rio. De novembro de 2014 á Janeiro de 2017 integrou o quadro de fotógrafos da OS Viva Rio e do projeto Viva Favela. Participou das exposições coletivas “Caçadores de Sonhos”, Galeria 535, em 2010, e “Prazer, sou do Povo”, no CCMLSL, em Santa Tereza, em 2011, "3 anos de Favela em Foco" Galeria 535, em 2012, dos livros "Imagens do Povo" 2012, "Nos" 2015 e "Amaro da Maré" 2016.

    EDUCAÇÃO POPULAR, FAVELAS E PERIFERIAS: MERCANTILIZAÇÃO DA CIDADE E RESISTÊNCIAS
    Vol. 9 No. 14 (2021)

    O “Dossiê Educação Popular, Favelas e Periferias:  mercantilização da cidade e resistências” é proposto em pleno contexto de crise sanitária, econômica e política que atinge de maneira mais crítica as favelas e periferias urbanas. Diante disso, é fundamental ampliar as discussões sobre o modelo de cidade-mercado, compreendendo como os diferentes níveis de acesso aos serviços de saúde, a violência urbana, a segregação espacial, e a retirada de direitos sociais impõem uma onda de retrocessos à classe trabalhadora.  A pandemia da Covid-19 evidenciou ainda como o Estado não apenas foi omisso em relação às ameaças à saúde da população, mas também segue reproduzindo uma “política de morte” e negacionista contra aqueles que sofrem com a precarização das suas vidas. A criminalização da pobreza e o racismo estrutural marcas características da necropolítica praticada nos territórios favelados são potencializados pelo genocídio em curso durante a pandemia. Ainda que inicialmente fosse comum o discurso que apontava para a Covid-19 como uma  doença  supostamente  “democrática”,  pois  atingiria  igualmente  as  diferentes  classes sociais,  rapidamente  foi  possível  observar  uma  periferização  da  pandemia.  O Boletim Observatório Covid-19 da Fiocruz aponta como, apesar da subnotificação, da pouca quantidade de testes e dos limites na produção de informações nas favelas, a gravidade dos casos e a letalidade da doença apresentam maior magnitude (Fiocruz, 2020, p. 17).  Tal fenômeno está vinculado à densidade demográfica, às condições de trabalho, a dificuldade de acesso à água e aos serviços de saúde, dentre outros fatores.

     

     

  • RETÓRICA, DISCURSO E VERDADE: SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
    Vol. 9 No. 13 (2021)

    O presente número foi publicado como resultado de um curso de extensão intitulado “Retórica, discurso de verdade: suas implicações na formação docente”, realizado ao longo do ano de 2019, no Instituto de Educação de Angra dos Reis. A ideia para a realização do curso foi a realizada enfrentada durante as eleições para a Presidência da República de 2018, na qual a questão da circulação de notícias falsas nas redes sociais ganhou ampla notoriedade, com toda sorte de absurdos circulando simultaneamente para milhões de pessoas, influenciando no resultado das eleições. A problemática do curso, e, por consequência, também do presente dossiê, não era focada na questão política em sentido restrito, mas nas consequências da circulação massiva de informações falsas na prática docente. O recorte temático foi filosófico tomando como ponto de partida a concepção de Retórica dos autores clássicos do mundo greco-romano antigo, atualizando o problema a partir de pensadores modernos e contemporâneos que trabalharam em disciplinas próximas da presente temática, como linguística, semiologia e comunicação. O número foi complementado com contribuições de autores e autoras convidados trabalhando com questões próximas aos problemas do presente dossiê.

  • LENDO GRAMSCI EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
    Vol. 8 No. 12 (2020)

    O  presente  dossiê  temático,  intitulado Lendo  Gramsci  em  tempos  de pandemia da COVID-19, desta edição n. 12 da Revista Eletrônica Encontros com a Filosofia (EnFil),  tem,  como  o  próprio  nome  sugere,  um  duplo  escopo:  atualizar  a interpretação  da  obra gramsciana,  ao  mesmo  tempo  em  que  se  realiza  um  esforço compreensivo  acerca  da  realidade  social  contemporânea,  marcada  por  uma  grave crise capitalista, impulsionada pelo advento da pandemia da COVID-19, que já vitimou mais de 1,5 milhão de pessoas pelo mundo, sendo mais de 175 mil delas no Brasil. Num  momento  em  que  o  espalhamento  da COVID-19  pelo  mundo  provoca, além  de  tragédias  pessoais,  familiares  e  sociais,  deslocamentos  nas  relações  de forças internas aos países e no âmbito geopolítico, intentamos apresentar ao público posições intelectuais que contribuam para a compreensão do momento atual e para criar referências para ações políticas que apontem para uma situação mais favorável para as classes subalternas ao fim da pandemia. Para tal, temos a convicção de que o arcabouço teórico de Antonio Gramsci (1891-1937) fornece ferramentas intelectivas profícuas para dar conta dessas tarefas.

  • TEORIA E PRÁTICA EM ROSA E GRAMSCI
    Vol. 8 No. 11 (2020)

    O presente número, o décimo primeiro da Revista Encontros com a Filosofia, traz um dossiê organizado pela Profa. Dra. Joeline Rodrigues de Sousa, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O dossiê consta de um conjunto de textos resultantes das conferências e mesas-redondas proferidas no “Seminário Teoria e Prática em Rosa e Gramsci”, realizado na FACED/UFC e organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci (GGramsci) com vistas a socializar o pensamento dos autores e convidar todas e todos a pensar as possibilidades teórico-práticas em nosso tempo. Além do dossiê, o presente número apresenta artigos sobre temáticas diversas que envolvem a relação entre o pensamento crítico e a cultura, a política e as perspectivas para a emancipação humana.

  • ESTUDOS DO CADERNO 13º DE GRAMSCI
    Vol. 7 No. 10 (2019)

    A presente edição da Revista Encontros com a Filosofiaé resultante de um curso ministrado pelo Prof. Dr. Giovanni Semeraro no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, tendo como objeto de debates o décimo terceiro dos Cadernos do cárcere de Antonio Gramsci, no segundo semestre de 2019. A persistência dos membros do Núcleo de Filosofia Política e Educação da Faculdade de Educação da UFF (NuFiPE/FEUFF) em estudar o Caderno 13 de Gramsci deve-se à atualidade de suas reflexões e direcionamentos metodológicos para pensar a política. O número atual adota o referencial teórico-político de Gramsci para tratar de questões contemporâneas, depois que o projeto golpista triunfou nas urnas e avança na forma de um ultraliberalismo, culturalmente regressivo, entreguista da soberania nacional, destruidor do meio ambiente e que retira direitos sociais em favor do rentismo. Com isso, o caráter político das intervenções realizadas aqui adquire contornos nítidos, tanto nos conceitos e temáticas gramscianas abordadas, quanto nas referências empíricas à realidade política brasileira. Procuramos, modestamente, contribuir para a compreensão do momento atual sugerindo como lente as categorias de Gramsci, que nos permitem observar os fenômenos com uma clareza que, por vezes, nos surpreende pela sua potência heurística ainda hoje, passados mais de oitenta anos do desaparecimento do autor.

  • MARX, EDUCAÇÃO E ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO
    Vol. 6 No. 9 (2018)

    A nona edição da Revista Enfil chega no ano em que se completam 200 anos da morte de Marx. Apresentamos o debate sobre educação e democracia na perspectiva marxiana. No contexto de avanço do conservadorismo, de sucessivos ataques aos direitos sociais e a democracia, apresentamos um conjunto de artigos que ensejam a urgência de uma reflexão crítica dedicada à ação prática, na sua unidade dialética, enquanto práxis. Apresentamos nos artigos um resgate dos momentos fulcrais da democracia brasileira, que utilizam o arsenal teórico marxiano como instrumento de análise. Uma demonstração da atualidade da contribuição marxiana para pensar e atuar sobre os dilemas do nosso tempo.

  • DEMOCRACIA: DILEMAS DA ATUALIDADE
    Vol. 5 No. 8 (2017)

    O presente número, publicado num contexto de golpe de Estado contra a presidenta Dilma Roussef, traz a questão democrática como temática central, refletindo sobre as possibilidades e limites para a realização de um processo democrático de massas no país. Aborda-se a problemática das jornadas de junho, da ascensão da extrema-direita e os retrocessos que vieram no bojo desses processos. Contudo, para trazer perspectivas mais abrangentes para se analisar o processo político brasileiro, a edição traz autores que abordam questões políticas (e mesmo cinematográficas) que ampliam a análise, avaliando autores do marxismo revolucionário, como Antonio Gramsci, Ernesto Guevara e Victor Serge, relacionando suas obras e ações políticas com os processos reais que esses autores participaram.

  • GRAMSCI E A VONTADE COLETIVA
    Vol. 5 No. 7 (2017)

    Nesta sétima edição apresentamos o resultado das discussões desenvolvidas na disciplina Tópicos Especiais em FES - Maquiavel, Estado e vontade coletiva em Gramsci: um estudo do caderno 13, sob a condução do professor doutor Giovanni Semeraro, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Tal disciplina foi organizada a partir do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofia, Política e Educação (NuFIPE), na perspectiva de aprofundar os estudos e reflexões sobre o Caderno 13 de Gramsci, tendo em vista o aprofundamento de uma leitura filológica, assim como uma reflexão crítica sobre os temas da atualidade. Diversos docentes e pesquisadores participantes da disciplina reuniram o acúmulo das discussões, de modo a refletir sobre suas pesquisas em andamento e questões da atualidade, passando por temas de ordem teórica, assim como por temas como educação popular, ideologia e política. Ao final temos a entrevista com Roberto Leher, professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, abordando o contexto de avanço do conservadorismo no Brasil e os dilemas impostos sobre a democracia no ano do Golpe contra a presidente Dilma Rousseff e a ascensão de Bolsonaro.

  • ENCONTROS COM A FILOSOFIA
    Vol. 4 No. 6 (2016)

    Diante do aprofundamento da crise política e econômica do Brasil, neste número da Revista resolvemos trazer algumas reflexões para contribuir com o amplo debate que se propaga no País. Em nosso Dossiê apresentamos um retrato dos fatos e de algumas situações que nesses últimos anos se agravaram e levaram a sociedade brasileira a um quadro de crise dos mais severos da sua história. Além de uma visão ampla do quadro econômico, focalizamos na Entrevista sobre o ajuste fiscal temas relacionados com a educação. Na seção Temas Diversos reunimos artigos que abordam questões filosóficas, históricas e políticas, indicando caminhos fundamentais de estudo e reflexão. E na parte Intercâmbio oferecemos um ensaio denso e original sobre a produção pós-fordista contemporânea, do Prof. Giuseppe Di Marco da Universidade Federico II de Napoli.

  • MODERNIDADE E PÓS-MODERNIDADE
    Vol. 3 No. 5 (2015)

    No "Dossiê Modernidade e Pós-modernidade", este 5º número da Revista reúne algumas temáticas que foram tratadas na disciplina Tópicos Especiais em Filosofia moderna e seus desdobramentos no século XX, organizada e conduzida pelos Professores Martha D'Angelo, Giovanni Semeraro, Ronaldo Rosas e Marcos Marques, integrantes da Linha de Pesquisa "Filosofia, Estética e Sociedade" (FES) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFF.

    Além desses docentes, contribuíram à Revista textos elaborados por alguns orientandos de Pós-Graduação que se inscreveram na disciplina. Na secção "Temas Diversos" constam três preciosos artigos que se conectam com o conteúdo do Dossiê a partir do ponto de vista de diversos autores e de questões da atualidade. De acordo com a configuração dos números anteriores, aqui também, são apresentadas contribuições de autores que trazem problemáticas que refletem um olhar de outros países, neste caso, da Inglaterra e do Chile.

    Fecham a Revista uma importante entrevista sobre "Educação popular" com Padre Firmino Costa Martins e a tradução da brilhante conferência proferida pelo Prof. Domenico Losurdo no dia 23 de junho deste ano, na nossa Faculdade de Educação da UFF, quando da outorga do título Honoris Causa a ele conferido pela UFF.

  • ENCONTROS COM A FILOSOFIA
    Vol. 3 No. 4 (2015)

    Nesta quarta edição a Revista Enfil publica a contribuição de diversos docentes e pesquisadores participantes do Curso de Extensão Encontros com a Filosofia, organizado pela professora Dra. Martha D’Angelo, da Faculdade de Educação da UFF, integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE), ativo na mesma Faculdade, juntamente com os Profs. Drs. Giovanni Semeraro, líder do NuFiPE, e Ronaldo Rosas. São diversos artigos nacionais e internacionais reunindo as discussões variadas do campo da Filosofia e História, tendo como o eixo o debate sobre as diversas teorias críticas e seus impactos na práxis contemporânea.

  • CINEMA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
    Vol. 2 No. 3 (2014)

    O presente número da revista Encontros com Filosofia explora a relação entre Cinema, Filosofia e Educação, abrangendo temáticas diversas a partir das possibilidades formativas da estética cinematográfica. Os artigos analisam filmes nacionais e estrangeiros buscando extrair sentidos críticos e catalizadores de reflexões filosóficas a partir dos signos audiovisuais. Esta edição conta também com artigos avulsos que abordam questões relacionadas à arte e à cultura, tratando de problemas estéticos em perspectiva filosófica e histórica. O número conta também com seções de resenha, avaliando obras que versam sobre a temática do dossiê, além de documentos e memórias da Educação.

  • ENCONTROS COM A FILOSOFIA
    Vol. 2 No. 2 (2014)

    Nesta segunda edição a Revista Enfil apresenta mais uma coletânea de textos de diversas áreas do conhecimento, como resultado do Curso de Extensão Encontros com a Filosofia, organizado pela professora Martha D’Angelo, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE), coordenado pelo professor Drs. Giovanni Semeraro. É apresentada ainda a entrevista com o filósofo italiano Domenico Losurdo, professor do Instituto de Ciências Filosóficas e Pedagógicas da Universidade de Urbino, onde atua na área de História da Filosofia, na Faculdade de Ciências da Educação.o.

  • ENCONTROS COM A FILOSOFIA
    Vol. 1 No. 1 (2013)

    O primeiro número da Revista EnFil publica as contribuições de docentes convidados a ministrar aulas no curso de extensão intitulado Encontros com a Filosofia, organizado pela Profa. Dra. Martha D’Angelo, da Faculdade de Educação da UFF, integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE), ativo na mesma Faculdade, juntamente com os Profs. Drs. Giovanni Semeraro, líder do NuFiPE, e Ronaldo Rosas. A presente edição conta com artigos variados que abordam temáticas filosóficas diversas, abrangendo desde autores e problemas da Filosofia antiga até questões modernas e contemporâneas da área, como a questão da Ética, da Estética, da Hermenêutica e da Epistemologia.