VÍCIO EM IMAGENS, METILFENIDATO E A CULTURA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO - IMPLICAÇÕES DA SOCIEDADE EXCITADA PARA A (SEMI)FORMAÇÃO DOCENTE

Authors

  • Emerson Campos Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo / Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens (Nepefil)
  • Juliana Barbosa Coitinho Universidade Federal do Espírito Santo / Professora Adjunta no Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF/Ufes), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Farmacologia (PPGBF/Ufes) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCFar/Ufes)
  • Robson Loureiro Universidade Federal do Espírito Santo / Professor Associado no Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS/Ufes) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/Ufes)

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v9i13.49198

Abstract

This article approximates and interweaves the theses defended by Christoph Türcke (2002; 2012) about addiction to digital images and the establishment of a culture of attention deficit in the Excited Society, in which part of people becomes dependent on large loads of imagery stimuli or medication, such as methylphenidate, to “awaken” senses increasingly saturated. The argument is that the theses, presented at different moments by the German philosopher, complement each other and start from a common denominator: the advance of the cultural industry through online social networks and smartphones. Aiming to discuss the consequence of this reality for teacher education, this analysis dialogues with the concept of Halbbildung in Theodor W. Adorno and reviews different studies on addiction to smartphones and methylphenidate among university students. In the end, it is defended the relevance of problematizing this attention deficit (which appears in the plots of the culture industry) as well as a deficit of imagination.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Emerson Campos Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo / Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens (Nepefil)

Pós-doutorando em Estudos Literários/Letras (PPGL) e doutor em Educação (PPGE) pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestre em Estudos de Linguagens (Posling/Cefet-MG), bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (PUC Minas) e licenciado em Letras/Português (Ifes/UAB). Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens (Nepefil) da Ufes. E-mail:  professoremersoncampos@gmail.com

Juliana Barbosa Coitinho, Universidade Federal do Espírito Santo / Professora Adjunta no Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF/Ufes), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Farmacologia (PPGBF/Ufes) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCFar/Ufes)

Pós-doutora, doutora (com estágio sanduíche na Uppsala University) e mestre em Bioquímica pelo Programa de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (PGBIQ/UFMG). Bacharel em Bioquímica (UFV) e licenciada em Ciências Biológicas (Ifes/UAB). Professora Adjunta no Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF/Ufes), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Farmacologia (PPGBF/Ufes) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCFar/Ufes). E-mail:  juliana.b.goncalves@ufes.br 

Robson Loureiro, Universidade Federal do Espírito Santo / Professor Associado no Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS/Ufes) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/Ufes)

Pós-doutor em Filosofia pela University College Dublin e pela Universität Leipzig. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) com estágio sanduíche na University of Nottingham e mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Graduado em Filosofia e Educação Física (Ufes). Professor Associado no Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS/Ufes) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/Ufes) da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenador do Nepefil/Ufes. E-mail: robbsonn@uol.com.br

Published

2021-07-29