VÍCIO EM IMAGENS, METILFENIDATO E A CULTURA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO - IMPLICAÇÕES DA SOCIEDADE EXCITADA PARA A (SEMI)FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Emerson Campos Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo / Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens (Nepefil)
  • Juliana Barbosa Coitinho Universidade Federal do Espírito Santo / Professora Adjunta no Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF/Ufes), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Farmacologia (PPGBF/Ufes) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCFar/Ufes)
  • Robson Loureiro Universidade Federal do Espírito Santo / Professor Associado no Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS/Ufes) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/Ufes)

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v9i13.49198

Resumen

Este artículo reúne y entrelaza las tesis defendidas por Christoph Türcke (2002; 2012) sobre la adicción a las imágenes digitales y el establecimiento de una cultura del déficit de atención en la Sociedad Excitada, en que una parte considerable de las personas se vuelve dependiente de grandes cantidades de estímulos de imágenes o de medicación, como el metilfenidato, para “despertar” sentidos cada vez más saturados. La hipótesis sustentada es que las tesis, presentadas en diferentes momentos por el filósofo alemán, se complementan y parten de un denominador común: el avance de la industria cultural a través de las redes sociales online y los smartphones. Con el objetivo de discutir las implicaciones de esta realidad para la formación del profesorado, este análisis dialoga con el concepto de Halbbildung en Theodor W. Adorno y revisa diferentes estudios sobre la adicción a los smartphones y el metilfenidato entre estudiantes universitarios. Al final, se defiende la relevancia de problematizar este déficit de atención (que aparece en las tramas de la industria cultural) como un déficit de imaginación.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emerson Campos Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo / Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens (Nepefil)

Pós-doutorando em Estudos Literários/Letras (PPGL) e doutor em Educação (PPGE) pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestre em Estudos de Linguagens (Posling/Cefet-MG), bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (PUC Minas) e licenciado em Letras/Português (Ifes/UAB). Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagens (Nepefil) da Ufes. E-mail:  professoremersoncampos@gmail.com

Juliana Barbosa Coitinho, Universidade Federal do Espírito Santo / Professora Adjunta no Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF/Ufes), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Farmacologia (PPGBF/Ufes) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCFar/Ufes)

Pós-doutora, doutora (com estágio sanduíche na Uppsala University) e mestre em Bioquímica pelo Programa de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (PGBIQ/UFMG). Bacharel em Bioquímica (UFV) e licenciada em Ciências Biológicas (Ifes/UAB). Professora Adjunta no Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF/Ufes), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Farmacologia (PPGBF/Ufes) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCFar/Ufes). E-mail:  juliana.b.goncalves@ufes.br 

Robson Loureiro, Universidade Federal do Espírito Santo / Professor Associado no Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS/Ufes) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/Ufes)

Pós-doutor em Filosofia pela University College Dublin e pela Universität Leipzig. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) com estágio sanduíche na University of Nottingham e mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Graduado em Filosofia e Educação Física (Ufes). Professor Associado no Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS/Ufes) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/Ufes) da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenador do Nepefil/Ufes. E-mail: robbsonn@uol.com.br

##submission.downloads##

Publicado

2021-07-29