A PRODUÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO NA TELENOVELAS DA REDE GLOBO

REVISÃO CRÍTICA E ATUALIZAÇÃO CONCEITUAL

Autores

  • Renata Maldonado da Silva UENF

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.vi15.54581

Resumo

O objetivo do artigo é o de examinar a produção social da educação nas telenovelas produzidas pela Rede Globo de Televisão, a partir da análise do discurso televisivo, identificando as concepções educacionais representadas nos artefatos culturais. Busca-se problematizar a centralidade dos fenômenos culturais no capitalismo tardio, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético. Consideramos que as telenovelas da Rede Globo de Televisão compõem um elemento de fundamental importância estratégica para a legitimação do télos[1] pedagógico empresarial.

 

 

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Biografia do Autor

Renata Maldonado da Silva, UENF

Professora Associada na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro desde 2013. Pertence ao Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem, ministrando disciplinas no curso de Pedagogia da instituição e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais. Pós-Doutora pela Universidade Nova de Lisboa e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisas sobre as articulações entre Estado e sociedade no Brasil após 1990, relações público-privado e novas orientações nas políticas educacionais no Brasil contemporâneo.

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Publicado

2022-09-17