A PRODUÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO NA TELENOVELAS DA REDE GLOBO

REVISÃO CRÍTICA E ATUALIZAÇÃO CONCEITUAL

Autores/as

  • Renata Maldonado da Silva UENF

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v10i15.54581

Resumen

El objetivo de este artículo es examinar la producción social de la educación en las telenovelas producidas por la Rede Globo de Televisão, a partir del análisis del discurso televisivo, identificando las concepciones educativas representadas en los artefactos culturales. Se busca problematizar la centralidad de los fenómenos culturales en el capitalismo tardío, a partir de los presupuestos teórico-metodológicos del materialismo histórico-dialéctico. Consideramos que las telenovelas de la Rede Globo de Televisão componen un elemento de fundamental importancia estratégica para la legitimación del telos pedagógico empresarial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Maldonado da Silva, UENF

Professora Associada na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro desde 2013. Pertence ao Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem, ministrando disciplinas no curso de Pedagogia da instituição e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais. Pós-Doutora pela Universidade Nova de Lisboa e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisas sobre as articulações entre Estado e sociedade no Brasil após 1990, relações público-privado e novas orientações nas políticas educacionais no Brasil contemporâneo.

##submission.downloads##

Publicado

2022-09-17