EDUCAÇÃO E PANDEMIA: COM A PALAVRA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO MARANHÃO

Autores/as

  • Marcia Gonçalves UFMA
  • Cristiane Silva Gonçalves Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Mariana Guelero do Valle Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v11i17.57405

Resumen

Varias instituciones y segmentos como la educación tuvieron que adaptarse a la nueva situación con la llegada del Covid-19. Así, el objetivo de la investigación buscó analizar los desafíos de la enseñanza a distancia en el contexto de la pandemia en las escuelas del estado de Maranhão en la perspectiva de los profesores de secundaria. El abordaje fue cualitativo, se utilizó un cuestionario como instrumento de recolección de datos, a través de Google Forms, que reveló que la enseñanza a distancia era una alternativa de emergencia que no funcionó de manera efectiva en algunas escuelas de Maranhão por falta de recursos tecnológicos e internet, ni en todos los estudiantes. tenían acceso a una red y dispositivos móviles compatibles con la demanda en sus hogares. Las plataformas más utilizadas por docentes y alumnos fueron: Google Meet, WhatsApp, Google Classroom y pocos alumnos pudieron seguir las clases a distancia. Los docentes y toda la comunidad escolar necesitarán buscar nuevas estrategias y metodologías para paliar las pérdidas curriculares provocadas durante este período, enfrentando nuevos desafíos y prácticas a aplicar en la enseñanza presencial.

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Biografía del autor/a

Marcia Gonçalves, UFMA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pós-Graduada em Metodologias de Ensino da Biologia pela Universidade Gama Filho (UGF) e em Formação Continuada Mídias na Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora do Ensino Médio do Estado do Maranhão, na cidade de São Luís. É integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia (GPECBio) da UFMA.

 

Cristiane Silva Gonçalves, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestranda do Programa de pós-graduação em Gestão de Ensino na Educação Básica (PPGEEB)pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes e em Ensino de Ciências séries finais do Ensino Fundamental pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).Graduada em Licenciatura Biologia pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e em Licenciatura Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Mariana Guelero do Valle, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora e mestra em educação. Professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão/UFMA. Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PPECEM/UFMA e do Programa de Gestão de Ensino da Educação Básica PPGEEB/UFMA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia/GPECBio.

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Publicado

2023-07-06

Número

Sección

NÚMERO TEMÁTICO