Vol. 15 (2019): Jul/dez 2019

					Ver Vol. 15 (2019): Jul/dez 2019

Produzido em contexto de constantes ataques a professores de todos os níveis, este número da Ensaios é dedicado à Educação, que tem sido ainda mais solapada por conta do negacionismo ativo do presidente da República, nestes duros tempos de pandemia. Ao optar por este tema, além de valorizar o patrimônio simbólico da intelectualidade brasileira ligada à Educação, também visamos a homenagear pensadores que atuaram nesta área do conhecimento, tais como Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, tão duramente demonizados e desqualificados por parte de setores da sociedade ligados a fundamentalistas religiosos, grupos políticos autoritários e ultralibeirais. Este volume, portanto, apresenta recorte de pesquisas de licenciandos, licenciados, mestres e doutores, cujo intuito é proporcionar um panorama diverso de como o campo científico e de atuação tem pensado a questão educacional no Brasil.

Publicado: 2020-06-02
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.22409/re.v15i0.42990
    1-2

Entrevistas

  • Entrevista com Ítalo Campofiorito: a trajetória de um modernista.

    DOI: https://doi.org/10.22409/re.v15i0.42992
    Carlos Douglas Martins Pinheiro Filho
    3-9

Traduções

  • A atualidade do Maio de 68

    DOI: https://doi.org/10.22409/re.v15i0.43005
    Daniel Blanchard
    156-168
  • Diário de Viagens: compartilhando aventuras pelo registro da memória.

    DOI: https://doi.org/10.22409/re.v15i0.43006
    Luciano Victor Barros Maluly, Clarissa Maria Rosa Gagliardi, Karina Toledo Solha
    169-180
  • Por um Populismo de Esquerda

    DOI: https://doi.org/10.22409/re.v15i0.43007
    Michele Diana Luz
    181-187

.

  • Horror de existir

    DOI: https://doi.org/10.22409/re.v15i0.43008
    Sergio Schargel
    188