Equidade e Contextualização na BNCC

limites e possibilidades para a educação crítica e cidadã no ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61715

Palavras-chave:

Ensino Médio, Práticas educacionais, Interesses dominantes, Currículo, Reprodução

Resumo

O presente artigo analisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seu impacto na educação, com ênfase nas orientações para o Ensino Médio voltadas para o ensino de Geografia. A pesquisa qualitativa, com suporte bibliográfico e documental, questiona se o modelo proposto pode inadvertidamente perpetuar práticas educacionais que reproduzem as desigualdades sociais e atendem aos interesses dominantes da classe burguesa, em vez de promover uma educação que verdadeiramente transforme a sociedade. Os resultados revelam que, apesar de a BNCC enfatizar a contextualização e a adaptabilidade curricular, ainda impõe um modelo restritivo ao exigir um currículo mínimo que não se adequa as diversidades e desigualdades regionais. Conclui-se que, para uma educação realmente inclusiva e transformadora, é necessário que os currículos sejam elaborados com a participação ativa dos professores, gestores e comunidades, respeitando as necessidades e realidades locais, para assim combater a reprodução das desigualdades sociais.

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Biografia do Autor

Leila Cristina Sampaio Melo Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2017); especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) (2019); Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional de Geografia da UFRN (2022). Atua como professora de Geografia na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte.

Celso Donizete Locatel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Geografia pelo Centro Universitário de Jales (UNIJALES) (1991), graduação em Pedagogia pela UNIJALES (1993), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com estágio de doutorado na Universidade de Barcelona (UB) (2003). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ministrando aulas nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia. Integra o corpo docente do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

NUNES, L. C. S. M.; LOCATEL, C. D. Equidade e Contextualização na BNCC: limites e possibilidades para a educação crítica e cidadã no ensino de Geografia. Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102323, 11 dez. 2024.