Educação Antirracista e Educação Midiática no Ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61927Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Educação antirracista, Letramento digital, ChatGPTResumo
O ensino de Geografia, por meio do raciocínio geográfico, objetiva uma formação cidadã que possibilite um entendimento de mundo. O exercício da cidadania depende das demandas sociais que se impõe a cada época. Entre as demandas atuais, frisa-se aqui o mundo digital midiático e a luta antirracista. Urge, então, propor práticas educativas que formem os estudantes para tais demandas. Partindo desses pressupostos, este artigo apresenta um relato de educação antirracista e de educação midiática, a partir da perspectiva crítica do letramento digital, utilizando o ChatGPT para discutir as comunidades quilombolas e suas terras tradicionais. Assim, o artigo, além do relato de experiência, é composto por uma reflexão teórica que promove um diálogo entre referenciais do Ensino de Geografia, da educação antirracista e da educação midiática. Conclui-se que a prática educativa, numa postura interrogativa, auxilia um processo de aprendizagem significativa ao aprofundar o vocabulário geográfico, incitar a criatividade e a curiosidade científica e analisar como mídias digitais podem reproduzir o ideário racista.
Downloads
Referências
ALMEIDA, S. L. Racismo estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2020. 256p.
ALMEIDA, R. Imaginário tecnológico e inteligências artificiais: o ChatGPT na educação. Revista de Graduação da USP, v. 7, p. 7-14, 2023.
ANJOS, R. S. A. Geografia afro-brasileira, ou mentalidade colonial e governança racista. Boletim Paulista de Geografia, v. 104, p. 23-60, 2020.
BASTOS, M. N. P. Cartografia Escolar e Educação Antirracista. Revista Educação Geográfica em Foco, v. 4, n. 7, p. 1-15, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientação e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: MEC/SECAD, 2006.
BUCKINGHAM, D. Media education: literacy, learning and contemporary culture. Cambridge/Malden: Polity Press, 2007. 219p.
BUOLAMWINI, J. Facing the coded gaze with evocative audits and algorithmic audits. 200f. (Doutorado em Filosofia) – Artes e Ciências da Mídia. Instituto de Tecnologia de Massachusetts, 2022.
CALLAI, H. C. Educação geográfica para a formação cidadã. Revista de Geografia Norte Grande, v. 70, p. 9-30, 2018.
CARNEIRO, R. N. Didáticas da Geografia: de agir instrumental para agir comunicativo. Caderno de Geografia, v. 32, p. 456-480, 2022.
CASTELLAR, S. M. V.; DE PAULA, I. R. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 10, n. 19, p. 294-322, 2020.
CAVALCANTI, L.S. Geografia, escola e construção de conhecimento. Campinas: Papirus, 1998. 192p.
CAVALCANTI, L.S. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019. 232p.
CORTELLA, M. S.; DIMENSTEIN, G. A era da curadoria: o que importa é saber o que importa. Campinas: Papirus, 2015. 128p.
COUTO, A. C. O. A questão racial e a geografia escolar crítica: caminhos para uma educação antirracista. Revista GeoSertões, v. 5, n. 10, p. 207-225, 2020.
DE SOUSA FILHO, Hudson N.; SERBU, Radu A.; DIAS, Reges S. Educação antirracista no ensino de Geografia: perspectivas da diversidade relacional no território a partir do Estágio investigativo. Revista Tocantinense de Geografia, v. 7, n. 13, p. 68–89, 2018.
FANTIN, M. Mídia-educacão: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de Professor (UEPG. Impresso), v. 14, p. 27-40, 2011.
FERRARI, A. C., OCHS, Mariana, MACHADO, Daniela. Guia da Educação Midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020. 161p.
FIMON, D. M. O ensino no mundo midiático: construindo uma caixa de ferramentas. Líbero, São Paulo, v. 16, n. 31, p. 17-26, 2013.
FREITAS, M. T. A. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 26, p. 335-352, 2010.
GARCÍA RÍOS, D. J. Estrategias didácticas en Geografía. Revista Geográfica Digital, v. 16, n. 32, p. 2-14. 2019.
GOMES, N. L. Educação e identidade negra. Aletria, v. 9, p. 38-47,2002.
GOMES, N. L. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017. 160p.
GONZALEZ, L. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. 376p.
HOBBS, R.; JENSEN, A. The past, present, and future of media literacy education. Journal of Media Literacy Education, n. 1, p. 1-11, 2009.
JACKIW, E.; HARACEMIV, S. C.. Educomunicação e alfabetização midiática: diálogos freireanos na América Latina. Práxis Educativa, v. 16, p. 1-21, 2021.
LIMA, I. Uma geografia emocional antirracista em sala de aula. Giramundo, v.7, n. 14, p. 13 - 28, 2020.
MENDES, R. A. Vozes e Escritas africanas no Ensino de Geografia: possibilidades em torno da Literatura de Chimamanda Ngozi Adichie. In: R. F.; J. S. M.; S. J. D. R. (Org.). Ensino de Geografia da África: caminhos e possibilidades para uma educação antirracista. 1ed.Quissamã - RJ: Revista África e Africanidades, 2021, p. 97-108.
MUNANGA, K. Teoria social e relações raciais no Brasil contemporâneo. Cadernos Penesb, n. 12, p. 169-203, 2010.
NASCIMENTO, A. O quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. São Paulo: Perspectiva, 2019. 392p.
NASCIMENTO, F. C. Imageando os refugiados de lá e os refúgios daqui: uma proposta para o ensino de Geografia a partir da educação midiática. Geoconexões, v. 1, n. 15, p. 157–175, 2023.
REZENDE, M. V. O conceito de letramento digital e suas implicações pedagógicas. Texto Livre, v. 9, p. 94-107, 2016.
RODRIGUES, O. S.; RODRIGUES, K. S. A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT. Texto Livre, v. 16, p. 1-11, 2023
SANTAELLA, L. Humanos hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. São Paulo: Paulus, 2021. 214p.
SANTAELLA, L. A inteligência artificial é inteligente? São Paulo: Almedina, 2023. 178p.
SANTOS, R. E. A Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação. Revista Tamoios, v. 7, n. 1, p. 4 -24, 2011.
SANTOS, R. E. Vinte anos da Lei 10.639: quais os desafios para o ensino de Geografia?. Boletim Paulista de Geografia, v. 1, p. 14-31, 2023.
SELBACH, S. Geografia e didática. Petrópolis: Vozes, 2014. 152p.
SILVA, K.; BEHAR, P. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista (UFMG. IMPRESSO), v. 35, p. 1-32, 2019.
SILVA, Tarcízio. Racismo algorítmico: inteligência artificial e discriminação nas redes digitais. São Paulo: Edições Sesc, 2022. 170p.
SPINELLI, E. M. Comunicação, Consumo e Educação: alfabetização midiática para cidadania. Intercom (São Paulo. Online), v. 44, p. 127-143, 2021.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2007. 320p.
TUNA, F. Students’ perspectives on active learning in Geography: a case study of level of interest and usage in Turkey. European Journal of Educational Studies, v. 4, n. 2, p. 163-175, 2012.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010. 320p.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Da Revista (Ensaios de Geografia) e do Autor

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição CC BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.