Educação Antirracista e Educação Midiática no Ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i23.61927

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Educação antirracista, Letramento digital, ChatGPT

Resumo

O ensino de Geografia, por meio do raciocínio geográfico, objetiva uma formação cidadã que possibilite um entendimento de mundo. O exercício da cidadania depende das demandas sociais que se impõe a cada época. Entre as demandas atuais, frisa-se aqui o mundo digital midiático e a luta antirracista. Urge, então, propor práticas educativas que formem os estudantes para tais demandas. Partindo desses pressupostos, este artigo apresenta um relato de educação antirracista e de educação midiática, a partir da perspectiva crítica do letramento digital, utilizando o ChatGPT para discutir as comunidades quilombolas e suas terras tradicionais. Assim, o artigo, além do relato de experiência, é composto por uma reflexão teórica que promove um diálogo entre referenciais do Ensino de Geografia, da educação antirracista e da educação midiática. Conclui-se que a prática educativa, numa postura interrogativa, auxilia um processo de aprendizagem significativa ao aprofundar o vocabulário geográfico, incitar a criatividade e a curiosidade científica e analisar como mídias digitais podem reproduzir o ideário racista.

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Biografia do Autor

Francyjonison Custódio do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduado em Licenciatura em Geografia (IFRN), especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN), mestre em Geografia (UFRN) e Doutor em Geografia (UFRN). Atualmente, integra o grupo de pesquisa Linguagens da cena: imagem, cultura e representação (UFRN) bem como é professor efetivo de Geografia da SEEC/RN.

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Publicado

2025-02-14

Como Citar

NASCIMENTO, F. C. DO. Educação Antirracista e Educação Midiática no Ensino de Geografia. Ensaios de Geografia, v. 10, n. 23, p. e102324, 14 fev. 2025.