THE TEACHING OF ETHNIC-RACIAL RELATIONS AND GEOGRAPHY TEACHING

interview with teacher-researcher Larissa Lima

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v8i18.52677

Keywords:

Teaching Geography, Ethnic-racial relations, Education

Abstract

Interview with Larissa Lima de Souza. Geography teacher in Colégio Pedro II and specialist in Teaching African History. Currently, a doctorate student in the Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Her research includes Afro-Brazilian politics and studies, as well as ethno-racial relations in Education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcia Thaís de Oliveira Machado, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) campus Niterói.

Denizart da Silva Fortuna, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e Doutorado em Ciências (Geografia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente, Professor Adjunto 3 atuando em Ensino de Geografia pelo Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Diego Carlos Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Geografia (UNESP) Mestre em Educação e Licenciado em Geografia (UFTM). Professor da área de Ensino de Geografia do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ

References

ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo/Guarulhos: Cortez Editora/Editora Parma, 1980.

BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.

BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico- Raciais. Brasília: SECAD, 2006, p. 31-74.

BRASIL. Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei N. 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 9 jan. 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 09 dez. 2021.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei N. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei N. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2008/Lei/L11645.htm>. Acesso em: 10 dez. 2021.

OLIVEIRA, D. A. Possibilidades de leitura do continente africano a partir do Ensino de Geografia: uma avaliação preliminar dos impactos da Lei 10.639/03. In: BEZERRA, A. C. A.; LOPES, J. J. M.; FORTUNA, D. Formação de Professores de Geografia: diversidade, práticas e experiências. Niterói: EDUFF, 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 160/2020. Regulamenta o ensino remoto emergencial, em caráter excepcional e temporário, nos cursos de graduação presencial da Universidade Federal Fluminense e dá outras providências. Niterói, RJ, 2020. Disponível em: <http://uff.br/sites/default/files/paginas-internas-orgaos/bs_-150-20_-resolucao_cepex_160- 2020_ensino_remoto.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2021.

Published

2022-08-31

How to Cite

MACHADO, M. T. DE O.; FORTUNA, D. DA S.; PEREIRA, D. C. THE TEACHING OF ETHNIC-RACIAL RELATIONS AND GEOGRAPHY TEACHING: interview with teacher-researcher Larissa Lima. Essays of Geography, v. 9, n. 18, p. 168-178, 31 Aug. 2022.

Most read articles by the same author(s)