THE TEACHING OF ETHNIC-RACIAL RELATIONS AND GEOGRAPHY TEACHING
interview with teacher-researcher Larissa Lima
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v8i18.52677Keywords:
Teaching Geography, Ethnic-racial relations, EducationAbstract
Interview with Larissa Lima de Souza. Geography teacher in Colégio Pedro II and specialist in Teaching African History. Currently, a doctorate student in the Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Her research includes Afro-Brazilian politics and studies, as well as ethno-racial relations in Education.
Downloads
References
ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo/Guarulhos: Cortez Editora/Editora Parma, 1980.
BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.
BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico- Raciais. Brasília: SECAD, 2006, p. 31-74.
BRASIL. Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei N. 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 9 jan. 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 09 dez. 2021.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei N. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei N. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2008/Lei/L11645.htm>. Acesso em: 10 dez. 2021.
OLIVEIRA, D. A. Possibilidades de leitura do continente africano a partir do Ensino de Geografia: uma avaliação preliminar dos impactos da Lei 10.639/03. In: BEZERRA, A. C. A.; LOPES, J. J. M.; FORTUNA, D. Formação de Professores de Geografia: diversidade, práticas e experiências. Niterói: EDUFF, 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 160/2020. Regulamenta o ensino remoto emergencial, em caráter excepcional e temporário, nos cursos de graduação presencial da Universidade Federal Fluminense e dá outras providências. Niterói, RJ, 2020. Disponível em: <http://uff.br/sites/default/files/paginas-internas-orgaos/bs_-150-20_-resolucao_cepex_160- 2020_ensino_remoto.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2021.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Da Revista (Ensaios de Geografia) e do Autor
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
CC BY Attribution. Others may distribute, remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, provided they give the author and licensor the credits.