ENSEÑANZA DE RELACIONES ÉTNICO-RACIALES Y ENSEÑANZA DE GEOGRAFÍA
entrevista a la Profesora-Investigadora Larissa Lima
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v8i18.52677Palabras clave:
Enseñanza de la geografía, Relaciones étnico-raciales, EducaciónResumen
Entrevista con Larissa Lima de Souza. Profesora de geografía en el Colégio Pedro II y especialista en Ensino de História de África. Atualmente, es dociente y doctoranda del Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sus pesquisas engloban política y estudios afro-brasileños y las relaciones étnico- raciales en la Educación.
Descargas
Citas
ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo/Guarulhos: Cortez Editora/Editora Parma, 1980.
BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.
BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico- Raciais. Brasília: SECAD, 2006, p. 31-74.
BRASIL. Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei N. 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 9 jan. 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 09 dez. 2021.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei N. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei N. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2008/Lei/L11645.htm>. Acesso em: 10 dez. 2021.
OLIVEIRA, D. A. Possibilidades de leitura do continente africano a partir do Ensino de Geografia: uma avaliação preliminar dos impactos da Lei 10.639/03. In: BEZERRA, A. C. A.; LOPES, J. J. M.; FORTUNA, D. Formação de Professores de Geografia: diversidade, práticas e experiências. Niterói: EDUFF, 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 160/2020. Regulamenta o ensino remoto emergencial, em caráter excepcional e temporário, nos cursos de graduação presencial da Universidade Federal Fluminense e dá outras providências. Niterói, RJ, 2020. Disponível em: <http://uff.br/sites/default/files/paginas-internas-orgaos/bs_-150-20_-resolucao_cepex_160- 2020_ensino_remoto.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2021.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Da Revista (Ensaios de Geografia) e do Autor
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Atribución CC BY. Esta licencia permite a los reutilizadores distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato, mismo para el uso comercial, siempre y cuando la atribución sea otorgada al creador.