MEDIAÇÃO DIALÉTICA COM ENFOQUE CTS/CTSA DE TEMÁTICAS DE SEGURANÇA, AMBIENTE E SAÚDE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i3.a27288Resumo
O objetivo deste trabalho foi o de estudar os aspectos teóricos e metodológicos do desenvolvimento de uma intervenção pedagógica planejada na perspectiva da mediação dialética e contextualização. Tratou-se de uma investigação qualitativa sobre uma intervenção pedagógica, cujos dados foram produzidos a partir de observações praticantes, rodas de conversas, avaliações em grupo e individuais, fotografias, além de anotações feitas pelos estudantes. A prática foi realizada no contexto da educação profissional de nível médio, nos anos de 2011 a 2016, durante 2 meses de cada ano, envolvendo estudantes do ensino público federal de Aracruz, Espírito Santo, Brasil. Foram desenvolvidas atividades para debater temáticas de segurança, meio ambiente e saúde (SMS). A análise metodológica feita com base na contextualização e mediação dialética evidenciou momentos de resgatar, problematizar, sistematizar e produzir, os quais promoveram abrangência dos conteúdos e aspectos transversais, englobando a formação cidadã e profissional. O desenvolvimento da intervenção pedagógica demonstrou as potencialidades para abordagem dos conteúdos programáticos com diálogos diferentes saberes epistemológicos e suas aplicações nas diversas situações reais ligadas ao cotidiano escolar e profissional. Com isso, promoveu-se a intersetorialidade, ao possibilitar a parceria entre in locus de formação (Instituto Federal) com o mundo do trabalho, que permite ao cidadão reconhecer seu envolvimento social que motivando-o a lutar com mais consciência pela promoção de ambientes de trabalho que promovam a cooperação, a humanização e o posicionamento crítico em relação ao processo civilizatório.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.