Promoção da saúde no ambiente escolar

uma revisão sistemática

Autores

Resumo

@font-face{ font-family:"Times New Roman"; } @font-face{ font-family:"宋体"; } @font-face{ font-family:"SimSun"; } @font-face{ font-family:"Arial"; } p.MsoNormal{ mso-style-name:Normal; mso-style-parent:""; margin-bottom:8,0000pt; line-height:107%; font-family:'Times New Roman'; font-size:11,0000pt; } span.10{ font-family:'Times New Roman'; } span.15{ font-family:'Times New Roman'; } p.p{ mso-style-name:"Normal \(Web\)"; margin-top:5,0000pt; margin-bottom:5,0000pt; mso-margin-top-alt:auto; mso-margin-bottom-alt:auto; font-family:'Times New Roman'; font-size:12,0000pt; } p.MsoFooter{ mso-style-name:Rodapé; margin-bottom:0,0000pt; font-family:'Times New Roman'; font-size:11,0000pt; } p.MsoHeader{ mso-style-name:Cabeçalho; margin-bottom:0,0000pt; font-family:'Times New Roman'; font-size:11,0000pt; } span.msoIns{ mso-style-type:export-only; mso-style-name:""; text-decoration:underline; text-underline:single; color:blue; } span.msoDel{ mso-style-type:export-only; mso-style-name:""; text-decoration:line-through; color:red; } table.MsoNormalTable{ mso-style-name:"Tabela normal"; mso-style-parent:""; mso-style-noshow:yes; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-padding-alt:0,0000pt 5,4000pt 0,0000pt 5,4000pt; mso-para-margin:0pt; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-family:'Times New Roman'; font-size:10,0000pt; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400; } @page{mso-page-border-surround-header:no; mso-page-border-surround-footer:no;}@page Section0{ } div.Section0{page:Section0;}

O presente estudo teve como objetivo de analisar as ações desenvolvidas sobre promoção da saúde desenvolvidas no ambiente escolar a partir de uma pesquisa sistemática. Utilizou-se como fontes de informação, para a busca dos artigos, as bases de dados eletrônicas Scielo, LILACS e Portal de Periódicos CAPES/MEC, no período 2003 a 2018. Foram selecionados 13 artigos que preencheram os critérios de inclusão e exclusão empregados. Para analisar os estudos, aplicou-se a técnica da Análise de Conteúdo para organizar as temáticas e os parâmetros a serem investigados. Constatou que ações sobre a temática da promoção da saúde no ambiente escolar ocorreram e estão aumentando nesta última década, entre período de 2008 a 2016, sendo que a maior parte destes foram publicadas em periódicos nas áreas da saúde, educação e ensino. Evidenciou ainda, a ocorrência de diversificadas ações sobre promoção da saúde no ambiente escolar, de modo que elas estão ocorrendo mediante dois vieses distintos: uma objetivando melhorar ou modificar a realidade das ações de promoção da saúde no contexto escolar e, com isso, realizando intervenções no meio, acreditando ser este o melhor jeito de contribuir para que essa temática seja trabalhada de forma ampla, aprofundada e com seu devido valor, sobre seus diferentes e diversos aspectos, e não somente com ênfase nos aspectos biomédicos; por sua vez o outro viés, tem o propósito de realizar um diagnóstico da realidade de como está sendo trabalhada essa temática na escola, que ações estão sendo realizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Mendes Rodrigues Fumagalli, Universidade Federal do Pampa. Uruguaiana. Rio Grande do Sul

Mestranda do PPG Educação em Ciências -Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Pampa- Unipampa 2018/1. Licenciada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do RS (2008), com especialização em Educação Física Escolar pela Universidade do Norte do Paraná, (2017). Atuação inicial no Centro de Atenção Psicossocial- CAPS (2006 á 2008), no Projeto de Promoção da Saúde, Prevenção de Doenças e Agravos não Transmissíveis- DANTs, (2009 à 2014) e Centro de Convivência Maior (2010 à 2014). Nomeada para rede municipal, (2011) e estadual (2014) na educação básica como professora de educação física dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Integrante do Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes- GEEFE, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores - GEPEF e do Grupo de estudos e pesquisa em Gênero, Educação e diferença- TUNA. Possui interesse nas áreas de Educação Física escolar, saúde, educação em saúde, Formação de Professores e pesquisas humanas e sociais.

Veronica de Caravalho Vargas, Universidade Federal do Pampa. Uruguaiana. Rio Grande do Sul

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), Curso de Especialização em: Educação Física na escola (2017), mestranda do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde. Atualmente é integrante dos grupos: Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes - GEEFE atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação nutricional, atividade física, educação física e aptidão física e Grupo de Estudos e pesquisa em Estágio e Formação de Professores GEPEF. Docente da Rede Municipal e Estadual de Ensino.

Thais de Lima dos Santos, Universidade Federal do Pampa. Uruguaiana. Rio Grande do Sul

Mestranda no curso Educação em Ciências: Química da vida e saúde- Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Graduada em Letras e suas Respectivas Linguagens- Universidade Pitágoras (Unopar); Graduada em Licenciatura em Educação Física- Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Participante do Grupo de Estudo em Educação Física e Esporte; Participante do grupo de Estudo em Movimento e Ambiente.

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa. Uruguaiana. Rio Grande do Sul

Possui Licenciatura Plena em Educação Física (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), especialização em Mídias na Educação (2004), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2013) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2016), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Atua na área de Educação Física e Ensino, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Práticas pedagógicas na educação física escolar; Metodologia e ensino aprendizagem dos esportes; Projetos de aprendizagem; Formação de professores; Atividade física e promoção da saúde. Coordenador-Líder do Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes - GEEFE, da Unipampa.

Downloads

Publicado

2021-02-20

Edição

Seção

Artigos