Intervenções formativas: (re)construção de práticas de promoção da saúde de docentes da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a41278

Palavras-chave:

promoção da saúde, professores, formação continuada

Resumo

Neste estudo, objetivou-se investigar as contribuições de intervenções formativas para (re)construção de práticas de promoção da saúde no âmbito escolar. Trata-se de um estudo qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa colaborativa. A pesquisa desenvolveu-se em uma escola de ensino fundamental da rede pública de um município da fronteira oeste do Rio Grande do Sul-Brasil. Participaram do estudo 12 professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas, entrevista não diretiva centrada, registros no diário de campo e questionário. Para análise dos dados, utilizou-se, como aporte metodológico, a análise de conteúdo e procedimentos de estatística descritiva para apresentar as frequências. Os resultados alcançados revelaram que, de maneira geral, os professores conseguiram aprimorar as suas concepções referentes à promoção da saúde a partir das intervenções formativas, evidenciando a importância da realização de pesquisas que proporcionem aos professores reflexões e discussões que viabilizem novas práticas pedagógicas referentes ao tema. Concluiu-se que as intervenções formativas auxiliam na significação da prática docente, bem como na transformação dos contextos escolares.

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Biografia do Autor

Danieli Medeiros, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Professora da rede municipal de ensino de Uruguaiana/RS. Especialista em Saúde Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde pela Universidade Federal do Pampa. Licenciada em Educação Física na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana.

Ariadine Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa (2016), especialização em Saúde Coletiva, modalidade residência em saúde, pela Universidade Federal do Pampa (2018) e mestrado em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal de Santa Maria (2020). Atualmente é pesquisadora no Grupo de estudos em Excelência Excelência Esportiva e Manutenção de Saúde do Centro de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando nos seguintes temas: educação física escolar, desenvolvimento motor, dança, exercício físico em diferentes populações, saúde do idoso, saúde mental, revisão sistemática. Atualmente trabalhando como Prof. Educação Física na Educação Infantil do município de Uruguaiana. CREF: 023883-G/RS

Tatiane Motta da Costa e Silva, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) (2015). Especialista em Saúde Mental Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, Unipampa (2017). Especialista em História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, Unipampa (2018). Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Unipampa (2019). Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Unipampa (2020-2024). Integrante do Grupo de Pesquisa Tuna - Gênero, Educação e Diferença, Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde (GEPPES) e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (NEABI/Uruguaiana).

Patrícia Becker Engers, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Licenciada em Educação Física (2014) e Especialista em Atividade Física e Saúde (2018), pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA - Campus Uruguaiana. Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UNIPAMPA. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF); Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde (GEPPES) e Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes (GEEFE).

Susane Graup, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena(2004) e especialização em Atividade Física, Desempenho motor e saúde (2006), pela Universidade Federal de Santa Maria. Concluiu o mestrado em Educação Física (2008) na área de Cineantropometria e Desempenho Humano e o Doutorado em Engenharia de Produção (2012) na área de Ergonomia na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do Curso de Educação Física, da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Pampa e do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, Desenvolvimento Motor, Educação e Saúde e Educação Física Adaptada.

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Possui Licenciatura Plena em Educação Física (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), especialização em Mídias na Educação (2004), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2013) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2016), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Atua na área de Educação Física e Ensino, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Práticas pedagógicas na educação física escolar; Metodologia e ensino aprendizagem dos esportes; Projetos de aprendizagem; Formação de professores; Atividade física e promoção da saúde. Coordenador-Líder do Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes - GEEFE, da Unipampa.

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Publicado

2022-02-27

Como Citar

Medeiros, D., Barbosa, A. R., Silva, T. M. da C. e ., Engers, P. B., Graup, S., & Ilha, P. V. . (2022). Intervenções formativas: (re)construção de práticas de promoção da saúde de docentes da educação básica. Ensino, Saude E Ambiente, 14(2), 808-822. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a41278

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