Utilização de Desenho Animado como Contexto Gerador de Atividades para o Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i1.a38366

Palavras-chave:

desenho animado, educação ambiental, água

Resumo

Os desenhos animados constituem a preferência das crianças dentro da grade televisiva. A escola precisa estar inteirada das linguagens da sociedade informatizada e tecnológica em que está inserida, procurando estabelecer junto aos alunos abordagens que apresentem pontos de contato com esse mundo de imagens. A integração dos recursos audiovisuais na sala de aula pode organizar as atividades de ensino e desenvolver no aluno a competência de leitura crítica do mundo. Apresentamos nesse trabalho uma série de atividades teóricas e práticas (discussões em pequenos grupos, aulas dialogadas, pesquisa e atividades investigativas) relacionadas à Educação Ambiental, em especial ao tema da qualidade da água, desenvolvidas a partir do contexto gerado pelo quarto episódio da segunda temporada do desenho animado Os Simpsons (1990), com uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Os procedimentos realizados forneceram aos estudantes meios para que esses formulassem suas próprias opiniões e argumentos, auxiliando o seu desenvolvimento nas esferas moral e intelectual.

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Biografia do Autor

Fabricio Luís Lovato, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Substituto do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM). Mestre em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (UFSM). Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UFSM).

Lenira Maria Nunes Sepel, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Ecologia e Evolução, atuando no ensino de Genética Geral, Genética Humana, Biologia Molecular e Evolução, junto aos cursos de Ciências Biológicas, Medicina e Odontologia.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Lovato, F. L., & Sepel, L. M. N. (2021). Utilização de Desenho Animado como Contexto Gerador de Atividades para o Ensino de Ciências. Ensino, Saúde E Ambiente, 14(1), 01-27. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i1.a38366

Edição

Seção

Artigos