Utilização de Desenho Animado como Contexto Gerador de Atividades para o Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i1.a38366Palavras-chave:
desenho animado, educação ambiental, águaResumo
Os desenhos animados constituem a preferência das crianças dentro da grade televisiva. A escola precisa estar inteirada das linguagens da sociedade informatizada e tecnológica em que está inserida, procurando estabelecer junto aos alunos abordagens que apresentem pontos de contato com esse mundo de imagens. A integração dos recursos audiovisuais na sala de aula pode organizar as atividades de ensino e desenvolver no aluno a competência de leitura crítica do mundo. Apresentamos nesse trabalho uma série de atividades teóricas e práticas (discussões em pequenos grupos, aulas dialogadas, pesquisa e atividades investigativas) relacionadas à Educação Ambiental, em especial ao tema da qualidade da água, desenvolvidas a partir do contexto gerado pelo quarto episódio da segunda temporada do desenho animado Os Simpsons (1990), com uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Os procedimentos realizados forneceram aos estudantes meios para que esses formulassem suas próprias opiniões e argumentos, auxiliando o seu desenvolvimento nas esferas moral e intelectual.
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