Sequência didática: alimentação balanceada, nutrientes e ligações químicas! Como estão ligados?
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a38585Palavras-chave:
ligações químicas, alimentação balanceada, sequência didática, três momentos pedagógicosResumo
O estudo das ligações químicas é um conteúdo central da Química, uma vez que estabelece relação direta para o entendimento de outros conceitos. Além disso, esse conteúdo possui uma variedade de dificuldades associadas à sua aprendizagem como apontado pela literatura. Assim, o objetivo deste artigo é propor e avaliar uma sequência didática pautada na abordagem temática dos Três Momentos Pedagógicos, para trabalhar o conteúdo de Ligações Químicas, mediante discussões a respeito da alimentação balanceada. Os dados que compõem essa investigação contemplam a aplicação da sequência didática para uma turma da 2ª série de um curso de formação docente: magistério de um colégio público, situado na zona rural de uma cidade localizada no norte do Paraná. A análise dos dados ocorreu a partir dos três distintos momentos da SD, à luz da Análise de conteúdo. A sequência didática elaborada permitiu abordar, definir e diferenciar as ligações iônicas de ligações covalentes, por meio da pirâmide alimentar, proporcionando aos alunos um espaço para compartilharem suas ideias do que seria uma boa alimentação, e repensarem sua própria alimentação, com os conhecimentos das propriedades e composição dos nutrientes a partir do estudo das ligações iônica e covalente.
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