Representações de Meio Ambiente em um Grupo de Docentes do IFMS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a40668Palavras-chave:
representação social, meio ambiente, educação ambientalResumo
Um olhar atento para as concepções da educação ambiental crítica nos leva para a necessidade de investigar a compreensão sobre o meio ambiente quando se vislumbra a formação de educadores ambientais, posto que é importante considerar as representações/percepções dos sujeitos sobre os espaços que habitam e as questões socioambientais a eles pertencentes. A partir desses pressupostos, esta pesquisa teve como objetivo identificar as representações sociais de meio ambiente de um grupo de docentes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), a fim de produzir um corpus para a formação em educação ambiental, que oriente o planejamento de ações futuras no instituto. A investigação, de perspectiva qualitativa, foi construída com o aporte teórico dos estudos sobre representações sociais e de acordo com a epistemologia da educação ambiental. Os dados foram produzidos por meio de questionário composto por questões abertas e analisados segundo as categorias propostas por Lucie Sauvé. Os resultados revelam que a representação social construída pelo grupo é fruto de uma visão tradicional de meio ambiente, ora voltada para a abordagem naturalista, com enfoque científico e descritivo, ora voltada para a abordagem conservacionista-recursiva.
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