A construção de conceitos sobre a pequenez humana: Astronomia em aulas de Filosofia no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i1.a41438Palavras-chave:
ensino de astronomia, Ensino de filosofia, interdisciplinaridade, proposta de ensino, condição humanaResumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa na qual se analisou de que maneira o uso de conteúdos de Astronomia, trabalhados em aulas de Filosofia podem auxiliar na análise crítica dos estudantes do Ensino Médio sobre a existência, com enfoque na pequenez humana. Em uma abordagem interdisciplinar, tratou-se da relação entre Astronomia e Filosofia como áreas afins para uma reflexão existencialista. A abordagem culminou na criação de conceitos sobre a condição humana na Terra e no Cosmo. A metodologia utilizada utilizou questionários, relatos verbais e escritos e anotações do pesquisador-professor. A análise do itinerário da criação de conceitos pelos dos alunos validou a proposta mostrando que a intangibilidade da Filosofia foi assimilada por meio de conteúdos de Astronomia. As reflexões sobre a existência humana caminharam para a análise de nossa condição de pequenez diante da realidade terrena e cósmica.
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