Uma proposta de sequência didática: resgatando conceitos sobre medição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a42224

Palavras-chave:

sequência didática, tecnologia digital da informação e comunicação, medição, física

Resumo

Este trabalho teve por objetivo identificar os conhecimentos prévios dos ingressantes de um curso de Engenharia de uma Universidade Pública do interior do Paraná, provenientes de diversos Estados do País. A partir de tais dados buscou-se trabalhar lacunas de formação. Para tanto, foi utilizada atividades mediadas para despertar a criatividade e a autonomia dos acadêmicos na resolução de questões de medições durante a disciplina de Física 1, com o intuito de potencializar o processo de ensino-aprendizagem deste conteúdo, uma vez que este seja pré-requisito para a compreensão dos demais conteúdos programáticos. Foram utilizadas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) através de Aplicativos e Softwares, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e experimentos no laboratório de Física. Tais ações compuseram uma Sequência Didática (SD), por meio da qual os dados foram coletados. Nesse processo foi utilizado para a análise relatórios, questionários e diário de bordo do professor. Com os dados analisados, foi possível verificar que os acadêmicos apresentavam dificuldades em relacionar a Física com o cotidiano, de modo a não identificarem viverem em um mundo metrificado; que apresentavam muita habilidade na manipulação dos aplicativos os quais puderam conhecer durante a SD; que possuíam pouca informação quanto às possibilidades de ensino que podem ser realizadas com o Smartphone. Os resultados apontam ainda sobre a importância de uma abordagem teórica e experimental deste conteúdo no ensino médio. Assim, a SD pode resgatar os conceitos sobre medição de forma materializada e lúdica colaborando com o processo de ensino-aprendizagem, bem como explorar com os discentes alguns aplicativos úteis no curso de Engenharia Civil.

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Biografia do Autor

Adriana da Silva Fontes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, PR

Licenciada em Física e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991); Especialista em Matemática pela Universidade Estadual do Centro Oeste (1996); Mestre em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2000); Doutora em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2009) e Pós doc em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (05/2014). Atua no magistério desde 1991. É professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1995, atuando junto aos cursos de: Ensino técnico, licenciatura, engenharia, Mestrado e PROFOP/ PARFOR. Tem experiência na área de Física e de formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Física, Ensino de Física, Formação de Professores, Educação, Estágio supervisionado, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs)

Ana Claudia Sabino, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, PR

Mestranda no Programa de Pós graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Fernanda Peres Ramos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, PR

Possui graduação em Ciências do Ensino Fundamental pela Unespar (2000), Licenciatura Plena em Biologia pela Unipar (2002); Licenciatura em Pedagogia pela Uninter (2015); Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Uem (2010) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Uel (2014). Professora adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente atua como professora permanente no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - pólo UTFPR - câmpus Campo Mourão. Realiza pesquisas nas seguintes linhas de pesquisa: História, Filosofia e Sociologia da Ciência; Ensino e Epistemologia da Ciência; Ensino de Física; Ensino e CTS em Engenharia Ambiental; História e Filosofia da Ciência voltada à Engenharia Ambiental.

Lucas Toshitaka Yatsugafu Longo, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

Discente do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Técnico em informática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Desempenhou trabalhos na área de Ciência da Computação com foco em impressão 3D. Atuou como docente no Cursinho Solidário 29 de Abril da UTFPR. Realizou pesquisas na área de Química. Desenvolve trabalhos, principalmente, nos seguintes temas: nanomoléculas, educação, micelas, malhas poliméricas e filosofia.

Ronaldo Celso Viscovini, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1993), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, experimentação didática e lasers de CO2 e de terahertz.

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Publicado

2023-06-04

Como Citar

Fontes, A. da S., Sabino, A. C., Ramos, F. P., Longo, L. T. Y., & Viscovini, R. C. (2023). Uma proposta de sequência didática: resgatando conceitos sobre medição. Ensino, Saúde E Ambiente, 15(3), 579-603. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a42224

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