Infecções Sexualmente Transmissíveis na Perspectiva da Prática Educativa em Saúde de Professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a42493

Palavras-chave:

educação em saúde;, ciências;, biologia;, IST;, prática profissional

Resumo

Considerando o impacto das infecções sexualmente transmissíveis (IST) na saúde pública, a educação em saúde assume um papel relevante na promoção da saúde, principalmente na escola pela vulnerabilidade dos adolescentes e jovens a essas infecções. Nesse contexto, este trabalho buscou analisar como professores de Ciências e Biologia compreendem sua prática educativa no âmbito da saúde sexual e reprodutiva, com destaque para as infecções de transmissão sexual. Norteado pelo estudo qualitativo, as percepções de profissionais de escolas públicas de um município de Alagoas, foram obtidas através de questionário semiestruturado. Um corpus textual monotemático foi organizado e processado no programa Iramuteq, sendo submetido à classificação hierárquica descendente, seguido da análise e discussão das categorias temáticas obtidas. A prática educativa em saúde dos professores investigados apresentou maior aproximação ao modelo educativo em saúde tradicional, mas, permeada por uma prática dialógica ainda incipiente. Houve destaque ao trabalho educativo sobre IST, com utilização de ferramentas de ensino diversificada, comprometimento e empenho dos professores em executar essa tarefa. No entanto, foram identificadas limitações e fragilidades que apontam para a necessidade de se investir no fortalecimento das práticas educativas em saúde que favoreçam a comunicação dialógica, assim como, na maior apropriação e aplicabilidade dos conhecimentos sobre IST pelos professores.

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Biografia do Autor

Maria Lusia de Morais Belo Bezerra, Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, AL

Possui Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) e Mestrado em Ciências, área de concentração Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas. Tem Doutorado em Inovação Terapêutica pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Atuou como coordenadora de área no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência - PIBID/UFAL/CAPES subprojeto Biologia (2012-2016/2020-2022). Desenvolve pesquisas e extensão com enfoque em Saúde Coletiva, Epidemiologia, Práticas educativas em saúde na escola e na comunidade, formação de professores/educadores, ensino/aprendizagem por investigação em Ciências e Biologia e avaliação de material educativo para o ensino de Ciências e Saúde.

Karina Perrelli Randau, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e Doutorado em Ciências Naturais (Ciências Farmacêuticas) em Química de Produtos Naturais/Fitoquímica pela Ludwig Maximilians Universität München, Alemanha (2006). É Professora do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFPE. É orientadora de mestrado e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT) e pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacobotânica (anatomia vegetal e histoquímica), Farmacognosia e Fitoquímica. Foi tutora do PET/Saúde-Pró Saúde em 2012-2014. É tutora da Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família de Jaboatão dos Guararapes-PE(2019-). Tem formação em Terapias Holísticas. Atua nas Práticas Integrativas e Complementares. Está em formação na Terapia Comunitária Integrativa. Possui projetos de Extensão em PICS.

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Publicado

2022-08-09

Como Citar

Bezerra, M. L. de M. B., & Randau, K. P. (2022). Infecções Sexualmente Transmissíveis na Perspectiva da Prática Educativa em Saúde de Professores . Ensino, Saúde E Ambiente, 15(1), 155-174. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a42493

Edição

Seção

Artigos