Análise de aspectos emergentes da modernidade no contexto escolar: reflexões acerca da poluição sonora e da postura de estudantes em uma realidade local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a43323

Palavras-chave:

ruído;, postura;, mochila;, escola; , biomecânica

Resumo

Esta pesquisa analisou a poluição sonora no ambiente escolar e a postura de estudantes sem e com mochila escolar no intuito de identificar problemas que afetam o cotidiano de professores e estudantes. O nível do ruído foi registrado em dez ambientes da escola, por meio de medições por decibelímetro digital. A postura de escolares sem e com mochila foi analisada por meio de cinemetria tridimensional. Os resultados demonstraram que o ruído interno (da escola) é maior que o externo (do tráfego), o que sugere a necessidade de repensar os espaços de ensino-aprendizagem no interior da escola. No que se refere ao transporte de mochila, o estudo identificou ajustes posturais das crianças, o que levanta a necessidade de projetos educacionais que visem à conscientização da comunidade escolar acerca da importância da prevenção de problemas posturais advindos do transporte do material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Deprá, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1987) , especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá (1989) , mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Pós-doutorado pela State University of Massachusetts, Amherst (2015). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomecânica, Coluna Vertebral, Postura, Equilíbrio e Cinemática. Já atuou como tutor do Programa de Educação Tutorial - PET Educação Física. Coordena o Laboratório de Biomecânica e Comportamento Motor - Labicom.

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. É Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá junto ao Departamento de Fundamentos da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Diretora da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) de 2014-2018. É Editora Científica da Revista Acta Scientiarum Education, Imagens da Educação e Editora Ad Hoc da Revista Notandum.  É Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar Clássicos da Educação - UEM.  Lider do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval (GTSEAM). Participa do Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO), 10), do Grupo de Pesquisa Mnemosyne. Laboratório de História Antiga e Medieva, do Instituto Jean Lauand. É investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura junto a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Larissa Michelle Lara, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e mestre em Educação Física pela mesma instituição (1999). Realizou o Estágio Sênior Pós-doutoral na Universidade de Bath, Reino Unido (Bolsista CAPES/Programas Estratégicos-DRI). É professora Associada no Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, docente no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL.  É líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (DEF/UEM/CNPq) e tutora do Grupo PET-Educação Física. É revisora de periódicos nacionais, internacionais e Editora Associada do Journal Frontiers in Sports and Active Living (Physical Education and Pedagogy). Diretora da Eduem (Editora da Universidade Estadual de Maringá).

Bruna Felix Apoloni, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e Mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Atualmente é professora de Educação Física da Prefeitura do Município de Maringá, da Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari - FAFIMAN e professora temporária da Universidade estadual de Maringá - (DEF/UEM). Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, na linha de pesquisa Fatores psicossociais e motores relacionados ao desempenho humano.

 

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), especialização em metodologia do ensino pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1996), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Realizou estágio de Pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP (2013). Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, ensino fundamental, ensino e aprendizagem, Teoria Crítica da Sociedade.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10151: Acústica: avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade – procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2000. Disponível em: http://www.sema.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/09/NBR-10151-de-2000.pdf. Acesso em: 30 jun. 2020.

APARICIO, Quintana E. et al. Influencia del tipo de jornada escolar en el peso de las mochilas escolares. Fisioterapia, v.27, n.1, p. 6-15, 2005. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0211563805734106. Acesso em: 30 jun. 2020.

APOLONI, Bruna Felix. Ajustes posturais e percepção de esforço durante a marcha com mochila escolar. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2172. Acesso em: 30 jun. 2020.

ARAÚJO, Alethéa Gomes Nardini; ANDRADE, Luciana Meneghesso; BARROS, Ricardo Machado de Leite. Sistema para análise cinemática da marcha humana baseado em videogrametria. Fisioterapia e Pesquisa, v. 11, n. 1, p. 3-10, 2005. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/76335/80050. Acesso em: 30 jun. 2020.

BAUMAN, Zygmunt. 44 cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Schwarcz-Companhia das Letras, 2011.

CALVO-MUNOZ, Inmaculada; GÓMEZ-CONESA, A. Asociación entre las mochilas escolares y el dolor de espalda. Revisión sistemática. Fisioterapia, v. 34, n. 1, p. 31-38, 2012. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/ibc-104232. Acesso em: 30 jun. 2020.

CHOW, Daniel HK. et al. The effect of backpack weight on the standing posture and balance of school girls with adolescent idiopathic scoliosis and normal controls. Gait Posture, v.24, p. 173-181, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316878019_The_effect_of_backpack_weight_on_the_standing_posture_and_balance_of_schoolgirls_with_adolescent_idiopathic_scoliosis_and_normal_controls. Acesso em: 30 jun. 2020.

CONNOLLY, Barbara. H. et al. Effects of backpack carriage on gait parameters in children. Pediatric Physical Therapy, v. 20, n. 4, p. 347-55, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/23475843_Effects_of_Backpack_Carriage_on_Gait_Parameters_in_Children. Acesso em: 30 jun. 2020.

ENIZ, Alexandre de Oliveira. Poluição sonora em escolas do Distrito Federal. 2004. 111f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2004. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1610. Acesso em: 30 jun. 2020.

FLORES, Felipe et al. O efeito do uso de mochila na cinemática da marcha de crianças. Scientia Medica, v. 16, n.1, 2006. Disponível em: https://docplayer.com.br/53301207-O-efeito-do-uso-de-mochila-na-cinematica-da-marcha-de-criancas.html. Acesso em: 30 jun. 2020.

FORNS, Joan et al. Traffic-related air pollution, noise at school, and behavioral problems in Barcelona schoolchildren: a cross-sectional study. Environ Health Perspect., v. 124, n. 4, p. 529-35, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26241036/. Acesso em: 30 jun. 2020.

HALL, Susan. Biomecânica básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

HALL, Susan. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

HONG, Youlian; CHEUNG, Chi-Kin. Gait and posture responses to backpack load during level walking in children. Gait & Posture, v. 17, n.1, p. 28-33, 2003. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12535723/. Acesso em: 30 de jun. 2020.

KASOVIĆ, Mario; STEFAN, Lovro; ZVONAR, Martin. Normative values for relative schoolbag weight in primary school children aged 6-14 from Czech Republic: a pilot study. PLoS One, v. 14, n. 11, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31765420/. Acesso em: 30 jun. 2020.

KYUNG-HUN, Kim; ANN, Jihyeon; JANG, Sang-Hun. Analysis of the effect of backpack design with reduced load moment arm on spinal alignment. International Journal of Environmental Research and Public Health, v.16, n. 22, p. 4351, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31703447/. Acesso em: 30 jun. 2020.

LAFIANDRA, Michael et al. The Effect of Load Carriage on Trunk Coordination during Treadmill Walking at Increasing Walking Speed. In: RTO HUMAN FACTORS AND MEDICINE PANEL, Canadá, 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/235182251_The_Effect_of_Load_Carriage_on_Trunk_Coordination_during_Treadmill_Walking_at_Increasing_Walking_Speed. Acesso em: 30 jun. 2020.

LIMANA, Mirieli Denardi. Influência da mochila escolar na postura de crianças durante a marcha. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2010. Disponível em: http://nou-rau.uem.br/nou-rau/document/?code=vtls000185955. Acesso em: 30 jun. 2020.

LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.

MACIEL, Lucineide Aparecida et al. Projeto Alfabetização Sonora: a escola como fonte geradora de poluição sonora. In: 9ª AMOSTRA ACADÊMICA DA UNIMEP, Piracicaba, 2011. Disponível em: http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/9mostra/4/242 Acesso em: 30 jun. 2020.

PATRÍCIO, Olívio. Meio ambiente, transportes e poluição. Tempos e Espaços em Educação, v.11, n.8, p. 41-53, 2012. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2285. Acesso em: 30 jun. 2020.

PERRY, Jacquelin. Análise de marcha: marcha normal. Barueri: Manole, 2005. v. 1.

PHADKE, Ketaki Vasant et al. Influence of noise resulting from the location and conditions of classrooms and schools in Upper Egypt on Teachers´ Voices. Journal of voice: official journal of the Voice Foundation, v. 33, n. 5, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29731381/. Acesso em: 30 jun. 2020.

RODRIGUES, Marcelo Dias et al. A educação ambiental através da horta escolar: um estudo de caso entre duas escolas da cidade de Rio Grande/RS. Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 27, p. 217-232, set. 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7272. Acesso em: 30 jun. 2020.

SABORIT, Bort; PITARCH, Simó. Carritos o mochilas en la edad escolar. Fisioterapia, v.24, n.2, p. 63-72, 2002. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-fisioterapia-146-articulo-carritos-o-mochilas-edad-escolar-0211563802729830?redirectNew=true. Acesso em: 30 jun. 2020.

SHARPE, Sharon et al. Effects of a hip belt on transverse plane trunk coordination and stability during load carriage. Journal of Biomechanics, v. 41, p. 968-976, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/5547014_Effects_of_a_hip_belt_on_transverse_plane_trunk_coordination_and_stability_during_load_carriage. Acesso em: 30 jun. 2020.

SMITH, Barbara et al. Influence of carrying a backpack on pelvic tilt, rotation, and obliquity in female college students. Gait & Posture, v. 23, n. 3, p. 263-267, 2006. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0966636205000597?casa_token=9C_irUYJxfIAAAAA:zm8rzM5X8G86cfN7cFsTeQKxSY4lODp3S5bJbRvAZHtP0lrkgRM50uRfqI7n75nnR81EpT6uJIQ. Acesso em: 30 jun. 2020.

SANTOS, Almir Guedes dos; BARROS, Fernando de Souza; AMORIM, Hélio Salim de. Poluição sonora em escola pública estadual do Rio de Janeiro. In: IV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE, 2014, Niterói. Anais [...], Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2014. p. 1-10.

SOUZA, Arinelson Machado de. A Poluição sonora no ambiente escolar: reflexos no processo ensino aprendizagem. 2005. 96f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do ambiente) – Centro Universitário Plínio Leite, Niterói, 2005.

WHITTLE, Michael. Gait analysis: an introduction. 4. ed. Oxford: Butterworth-Heinemann Ltda, 2007.

YEN, Sheng-Che et al. Coordination variability during load carriage walking: can it contribute to low back pain? Human Moviment Science, v. 31, n. 5, p. 1286-1301, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0167945712000310?casa_token=TgMW2gOe9RUAAAAA:mtRauxWRX-zPsiNLaRJDD-U276HPJcgHgolu9O5Xxqw5hdcGptFm-Ibq3MrMGpfaUKUj_iYG-og. Acesso em 30 jun. 2020.

ZHANG, Dadi; TENPIERIK, Martin; BLUYSSEN, Philomena. Interaction effect of background sound type and sound pressure level on children of primary schools in the Netherlands. Applied Acoustics, v. 154, p.161-169, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0003682X18310995?casa_token=agk2bKO2eUcAAAAA:cIN2CdQF1cKCJhtc35ekowvy1j64VxI4ZX9Fu7jQcQZrtWtHE_nKQNTrugJz49e1txfihYktDkY. Acesso em: 30 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2022-08-07

Como Citar

Deprá, P. P., Oliveira, T., Lara, L. M., Apoloni, B. F., & Galuch, M. T. B. (2022). Análise de aspectos emergentes da modernidade no contexto escolar: reflexões acerca da poluição sonora e da postura de estudantes em uma realidade local. Ensino, Saúde E Ambiente, 15(1), 104-124. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a43323

Edição

Seção

Artigos