Educação Ambiental na práxis do “Projeto Juqueriquerê... o rio pede socorro”: atuação socioambiental de egressos
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i3.a46235Palavras-chave:
práxis ambiental, comunidade e escola, percepção de egressos, projeto Juqueriquerê, educação socioambientalResumo
Investiga os impactos da Educação Ambiental efetivada no projeto “Juqueriquerê: o rio pede socorro”, em especial o compromisso socioambiental de egressos. O projeto nasceu por ocasião da 1ª Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em 2003, numa parceria entre a comunidade escolar e a local. Tinha como objetivo desenvolver a educação ambiental de alunos do ensino fundamental e médio, a partir de ações para preservar o rio que banha três grandes bairros da cidade de Caraguatatuba - SP. Foram entrevistados jovens e jovens adultos que participaram do projeto quando tinham de doze a dezoito anos. Cada egresso participante construiu um texto relatando qual o envolvimento que teve com o projeto e que a percepção tem da contribuição do projeto para a sua formação. Ao analisar cada um dos relatos, constatou-se que sua participação no projeto impactou nas ações socioambientais praticadas por esses participantes egressos.
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