Educação Ambiental na práxis do “Projeto Juqueriquerê... o rio pede socorro”: atuação socioambiental de egressos

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DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i3.a46235

Palavras-chave:

práxis ambiental, comunidade e escola, percepção de egressos, projeto Juqueriquerê, educação socioambiental

Resumo

Investiga os impactos da Educação Ambiental efetivada no projeto “Juqueriquerê: o rio pede socorro”, em especial o compromisso socioambiental de egressos. O projeto nasceu por ocasião da 1ª Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em 2003, numa parceria entre a comunidade escolar e a local. Tinha como objetivo desenvolver a educação ambiental de alunos do ensino fundamental e médio, a partir de ações para preservar o rio que banha três grandes bairros da cidade de Caraguatatuba - SP. Foram entrevistados jovens e jovens adultos que participaram do projeto quando tinham de doze a dezoito anos. Cada egresso participante construiu um texto relatando qual o envolvimento que teve com o projeto e que a percepção tem da contribuição do projeto para a sua formação. Ao analisar cada um dos relatos, constatou-se que sua participação no projeto impactou nas ações socioambientais praticadas por esses participantes egressos.

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Biografia do Autor

  • Antonio Donizetti Sgarbi, Instituto Federal do Espírito Santo

    Doutor em Educação (História e Filosofia da Educação) pela PUC/SP, professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Leciona em cursos do EMI, Licenciaturas e nos Programas de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (EDUCIMAT) e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Ifes. Desenvolve e orienta pesquisas na Área do Ensino.

  • Silvia Regina Sgarbi, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

    Graduada em Biologia pela Universidade de Taubaté. Professora da Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo – aposentada. Fez especialização em Gestão Educacional na Fundação de Desenvolvimento da UnicampCampinas.

  • Leonardo Bis dos Santos, Instituto Federal do Espírito Santo

    Graduado em Ciências Sociais - Licenciatura e Bacharelado - pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004); Especialização em Educação Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense (2008); mestrado em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2007) e doutorado em História, na área de concentração em História Social das Relações Políticas, pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (Campus Vitória), onde leciono no ensino técnico, na graduação e pós-graduação (Mestrado em Ensino de Humanidades - PPGEH).

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Publicado

2022-05-03

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Artigos

Como Citar

Educação Ambiental na práxis do “Projeto Juqueriquerê... o rio pede socorro”: atuação socioambiental de egressos. (2022). Ensino, Saúde E Ambiente, 14(3), 931-946. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i3.a46235