SifiQuiz: um jogo didático para ensino sobre a sífilis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a47583

Palavras-chave:

ludicidade;, jogos didáticos;, sífilis;, produto educacional;, ensino

Resumo

Na última década a sífilis tem sido figurada como um sério problema de saúde pública no Brasil, reemergindo do passado e atingindo no presente centenas de milhares pessoas anualmente, com foco especial para o grupo de adolescentes e adultos jovens com baixa escolaridade. Nesse cenário epidêmico, a promoção de ensino de qualidade a respeito da temática para o público adolescente pode, assim como melhorias no acesso e na assistência à saúde, reverter esse quadro, salvando muitas vidas. Assim, para que o ensino seja de qualidade e resulte em aprendizagem efetiva capaz de gerar nos discentes reflexão crítica sobre os conteúdos assimilados, é preciso muitas vezes explorar metodologias não tradicionais, mas chamativas e instigantes através da ludicidade e de jogos pedagógicos. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo relatar a construção do jogo denominado SifiQuiz e sua validação como produto educacional. Para tanto, o mesmo foi elaborado como um recurso didático digital na modalidade de perguntas e respostas em sua estrutura principal e posteriormente validado por 10 docentes licenciados em ciências biológicas através de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostram que o jogo, criado por meio de recursos do software Microsoft PowerPoint®, foi validado como um produto educacional, tendo agradado aos professores como uma ferramenta de ensino, o que demonstra que o mesmo pode ser utilizado como uma estratégia lúdica em sala de aula que estimule o aprendizado sobre a sífilis.

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Biografia do Autor

  • Renan Moreira Reis, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Volta Redonda, RJ

    Graduado em Engenharia de Petróleo e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Gestão em Saúde, atualmente cursa Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente e trabalha na Prefeitura Municipal de Angra dos Reis como responsável pelo departamento de Dados Vitais, além de atuar como docente na Universidade Estácio de Sá.

  • Carlos Alberto Sanches Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Volta Redonda, RJ

    Graduado em Ciências Biológicas, Especialista em Bioquímica, Especialista em Hematologia pela UFRJ em 2000, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ (2001) na área de concentração em Microbiologia Aplicada; Doutor em Biotecnologia Industrial (2007) EEL-USP na área de concentração em Microbiologia Aplicada. Possui experiência em Biotecnologia de micro-organismos: estudos com Lactobacillus e seu papel na estimulação da imunidade; Microbiologia Clínica e Médica; Hematologia Clínica e Laboratorial. Docente/Orientador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, programa no qual desenvolve estudos relacionados ao uso de atividades lúdicas como ferramenta para o ensino em Ciências Biológicas e Saúde. Estuda também os aspectos epidemiológicos de bactérias isoladas de Otites em Cães, e sua relação com a conduta terapêutica e com o ensino médico.

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Publicado

2022-12-18

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Artigos

Como Citar

SifiQuiz: um jogo didático para ensino sobre a sífilis. (2022). Ensino, Saúde E Ambiente, 15(2), 361-387. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a47583