SifiQuiz: um jogo didático para ensino sobre a sífilis

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a47583

Palabras clave:

ludicidade;, jogos didáticos;, sífilis;, produto educacional;, ensino

Resumen

Na última década a sífilis tem sido figurada como um sério problema de saúde pública no Brasil, reemergindo do passado e atingindo no presente centenas de milhares pessoas anualmente, com foco especial para o grupo de adolescentes e adultos jovens com baixa escolaridade. Nesse cenário epidêmico, a promoção de ensino de qualidade a respeito da temática para o público adolescente pode, assim como melhorias no acesso e na assistência à saúde, reverter esse quadro, salvando muitas vidas. Assim, para que o ensino seja de qualidade e resulte em aprendizagem efetiva capaz de gerar nos discentes reflexão crítica sobre os conteúdos assimilados, é preciso muitas vezes explorar metodologias não tradicionais, mas chamativas e instigantes através da ludicidade e de jogos pedagógicos. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo relatar a construção do jogo denominado SifiQuiz e sua validação como produto educacional. Para tanto, o mesmo foi elaborado como um recurso didático digital na modalidade de perguntas e respostas em sua estrutura principal e posteriormente validado por 10 docentes licenciados em ciências biológicas através de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostram que o jogo, criado por meio de recursos do software Microsoft PowerPoint®, foi validado como um produto educacional, tendo agradado aos professores como uma ferramenta de ensino, o que demonstra que o mesmo pode ser utilizado como uma estratégia lúdica em sala de aula que estimule o aprendizado sobre a sífilis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renan Moreira Reis, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Volta Redonda, RJ

Graduado em Engenharia de Petróleo e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Gestão em Saúde, atualmente cursa Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente e trabalha na Prefeitura Municipal de Angra dos Reis como responsável pelo departamento de Dados Vitais, além de atuar como docente na Universidade Estácio de Sá.

Carlos Alberto Sanches Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Volta Redonda, RJ

Graduado em Ciências Biológicas, Especialista em Bioquímica, Especialista em Hematologia pela UFRJ em 2000, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ (2001) na área de concentração em Microbiologia Aplicada; Doutor em Biotecnologia Industrial (2007) EEL-USP na área de concentração em Microbiologia Aplicada. Possui experiência em Biotecnologia de micro-organismos: estudos com Lactobacillus e seu papel na estimulação da imunidade; Microbiologia Clínica e Médica; Hematologia Clínica e Laboratorial. Docente/Orientador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, programa no qual desenvolve estudos relacionados ao uso de atividades lúdicas como ferramenta para o ensino em Ciências Biológicas e Saúde. Estuda também os aspectos epidemiológicos de bactérias isoladas de Otites em Cães, e sua relação com a conduta terapêutica e com o ensino médico.

Citas

ALVES, Suiane Costa et al. Mapa Conceitual como ferramenta facilitadora da aprendizagem significativa de ciências. Revista Docentes, [s. l], p. 29-38, 2019. Disponível em: https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/index.php/revistadocentes/article/view/136. Acesso em: 01 dez. 2020.

ANDRADE, Luciana Dantas Farias et al. Promovendo Ações Educativas sobre Sífilis Entre Estudantes de uma Escola Pública: relato de experiência. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, [S.L.], v. 18, n. 2, p. 157-160, 2014. Portal de Periódicos UFPB. http://dx.doi.org/10.4034/rbcs.2014.18.02.10.

AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BARBOSA, Luciana Uchôa et al. O Silêncio da Família e da Escola Frente ao Desafio da Sexualidade na Adolescência. Ensino, Saúde e Ambiente, [s. l], v. 12, p. 31-49, ago. 2019. https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i2.a21625.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 08 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999, 364 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 18 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei 9.394 de 20/12/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasil. In: Diário Oficial da União. Ano, n.º 248, de 23/12/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 02 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. (ed.). Indicadores e Dados Básicos da Sífilis nos Municípios Brasileiros. 2020. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Disponível em: http://indicadoressifilis.aids.gov.br/. Acesso em: 09 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST/AIDS. Boletim Epidemiológico de Sífilis 2019, número especial. Brasil; 2019b. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2019/boletimepidemiologico-sifilis-2019. Acesso em: 18 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume único. 4ª. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2019a.

BRUM, Maurício. Sífilis: a epidemia não para. Como evitar? 2020. Veja Saúde. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/sifilis-epidemia-sintomas-prevencao-tratamento/. Acesso em: 19 nov. 2020.

CAMARGO, Elisana Ágatha Iakmiu; FERRARI, Rosângela Aparecida Pimenta. Adolescentes: conhecimentos sobre sexualidade antes e após a participação em oficinas de prevenção. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 937-946, Jun 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000300030.

CANESIN, Fátima de Paiva et al. As abordagens dos conteúdos de química no jogo didático denominado “Jogo das Águas”. Ensino, Saúde e Ambiente, [S.L.], v. 5, n. 2, p. 246-257, 30 ago. 2012. Pro Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação - UFF. http://dx.doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21072.

CARLOS, Heloá Caramuru; MARIANI BRAZ, Ruth Maria; GOMES, Suzete Araújo. O. Atividade lúdica sobre parasitose intestinal para surdos e deficientes auditivos. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 12, n. 1, 16 maio 2019. https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21633

DORETO Daniela Tech; VIEIRA Elisabeth Meloni. O conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis entre adolescentes de baixa renda em Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Cad Saúde Pública 2007; 23:2511-6. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v23n10/26.pdf. Acesso em: 26 jul. 2019.

FERREIRA, Fernanda Abraão et al. Estratégias educativas para combater a dengue, zika e chikungunya no ensino fundamental II. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 13, n. 1, 25 maio 2020. https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a21657

FRITZ, Ana Niza Dias. As atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem: um olhar docente. 2013. 46 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20904/2/MD_EDUMTE_2014_2_4.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020.

FURLANETTO, Milene Fontana et al. Educação sexual em escolas brasileiras: revisão sistemática da literatura. Cadernos de Pesquisa, [S.L.], v. 48, n. 168, p. 550-571, jun. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/198053145084.

GENZ, Niviane et al. SEXUALLY TRANSMITTED DISEASES: knowledge and sexual behavior of adolescents. Texto & Contexto - Enfermagem, [S.L.], v. 26, n. 2, p. 2511-2516, 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017005100015.

GHANEM, Khalil; RAM, Sanjay; RICE, Peter. The Modern Epidemic of Syphilis. New England Journal of Medicine, [S.L.], v. 382, n. 9, p. 845-854, 27 fev. 2020. Massachusetts Medical Society. http://dx.doi.org/10.1056/nejmra1901593.

KAUFMANN-SACCHETTO, Karen et al. O ambiente lúdico como fator motivacional na aprendi¬zagem escolar. Cadernos de Pós-Gradu¬ação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v.11, n.1, p. 28-36. 2011.

LAFETA, Kátia Regina Gandra et al. Sífilis materna e congênita, subnotificação e difícil controle. Rev. bras. epidemiol, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 63-74, Mar. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1980-5497201600010006.

LEAL, Jenomaks Simão Marques et al. Produção, aplicação e validação do jogo didático “Jogando com os procariotos”. Revista de Ciências, [s. l], v. 7, n. 1, p. 169-181, 2016. Disponível em: http://bibliotecadigital.unec.edu.br/ojs/index.php/revistadeciencias/article/viewFile/417/630. Acesso em: 27 nov. 2020.

MACÊDO, Vilma Costa et al. Risk factors for syphilis in women: case-control study. Revista de Saúde Pública, [s.l.], v. 51, p.51-78, 1 jan. 2017. Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBiUSP. http://dx.doi.org/10.11606/s1518-8787.2017051007066.

MONTEIRO, Camila de Jesus; JESUS, Thaynês Batista. Avaliação do nível de conhecimento dos jovens a respeito das manifestações orais de infecções sexualmente transmissíveis. 2019. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Odontologia, Departamento de Odontologia de Lagarto, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2019. Disponível em: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12430. Acesso em: 15 nov. 2020.

MOREIRA, Marco Antonio. A. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente. Ensino, Saúde e Ambiente, [S.L.], v. 4, n. 1, 30 abr. 2011. Pro Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação - UFF. http://dx.doi.org/10.22409/resa2011.v4i1.a21094.

MOREIRA, Marco Antonio; GRECA, Ileana Maria. Cambio Conceptual: análisis crítico y propuestas a la luz de la teoría del aprendizaje significativo. Ciência & Educação, 2003, v. 9, n.2, p. 301-315. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200010.

MOREIRA, Marco Antonio. Organizadores Prévios e Aprendizagem Significativa. Revista Chilena de Educación Científica, Vol. 7, n. 2 , pp. 23-30, 2008. Revisado em 2012. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/ORGANIZADORESport.pdf. > Acesso em: 03 dez. 2020.

OLIVEIRA, Luciel Henrique. Exemplo de cálculo de Ranking Médio para Likert. Notas de Aula. Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa em Administração. Mestrado em Adm. e Desenvolvimento Organizacional. PPGA CNEC/FACECA: Varginha, 2005. Disponível em: http://www.administradores.com.br/producao-academica/ranking-medio-para-escala-de-likert/28/download/. Acesso em: 11 nov., 2012,

PERIM, Claudilene Moura. Análise do uso de um jogo para educação em saúde com adolescentes. Ensino, Saúde e Ambiente, [S.L.], v. 7, n. 1, 18 ago. 2014. Pro Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação - UFF. http://dx.doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21183.

PINTO, Cibele Lemes; TAVARES, Helenice Maria. O lúdico na aprendizagem: apreender e aprender. Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 226-235. 2010.

REIS, Gilson Jácome et al. Diferenciais intraurbanos da sífilis congênita: análise preditiva por bairros do município do rio de janeiro, brasil. Cadernos de Saúde Pública, [S.L.], v. 34, n. 9, 6 set. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00105517.

REIS, Marcos Renato Coutinho. Educação em saúde: atuação de estudantes do ensino médio na prevenção de IST. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - Profbio, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/32704. Acesso em: 23 nov. 2020.

REIS, Renan Moreira; PEREIRA, Carlos Alberto Sanches. Abordagem da sífilis nos livros de biologia aprovados pelo programa nacional do livro didático (PNLD - 2018). Actio: Docência em Ciências, Curitiba, v. 5, n. 3, p. 1-23, 2020. DOI: 10.3895/actio.v5n3.12075.

RIZZATTI, Ivanise Maria et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio: Docência em Ciências, [s. l], v. 5, n. 2, p. 1-17, 2020. DOI: 10.3895/actio.v5n2.12657.

SANTOS, Carla Regina de Mendonça; SILVA, Paulo Roberto Queiroz. A utilização do lúdico para a aprendizagem do conteúdo de genética. Univ. Hum. Brasília, V. 8, n. 2, p. 119-144, 2011. DOI: 10.5102/univhum.v8i2.1586.

SANTOS, Georgianna Silva; DE OLIVEIRA, Maria de Fátima Alves. Jogo como recurso didático para o ensino de nutrição: Na Trilha dos Nutrientes. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 11, n. 3, 2 jan 2019. DOI: 10.22409/resa2018.v11i3.a21508.

SANTOS, Marquiony Marques. Fragilidades na Atenção Primária em saúde favorecem o aumento das tendências de sífilis adquirida no Brasil. 2020. 90 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30102?mode=full. Acesso em: 17 nov. 2020.

SANTOS, Shayane Bezerra et al. Sífilis adquirida: construção e validação de tecnologia educativa para adolescentes. Journal Of Human Growth And Development, [S.L.], v. 29, n. 1, p. 65-74, 6 maio 2019. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.157752.

SILVA, Aniel de Sarom Negrão et al. Início da vida sexual em adolescentes escolares: um estudo transversal sobre comportamento sexual de risco em Abaetetuba, Estado do Pará, Brasil. Revista Pan-amazônica de Saúde, [s.l.], v. 6, n. 3, p.27-34, set. 2015. Instituto Evandro Chagas. http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232015000300004.

SILVA, Marcos Felipe Chaparoni de Freitas et al. Sífilis congênita como uma abordagem sistêmica. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 7, p. 51840-51848, 2020. DOI:10.34117/bjdv6n7-724.

TOLOMEI, Bianca Vargas. V. A Gamificação como Estratégia de Engajamento e Motivação na Educação. Ead em Foco, Niterói, p.145-156, 2017. http://orcid.org/0000-0001-6201-4326

TORRES, Bayardo et al. Um jogo didático para o ensino de microbiologia. Experiências em Ensino de Ciências, [s. l], v. 15, n. 1, p. 55-55, 2020. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID675/v15_n1_a2020.pdf. Acesso em: 26 nov. 2020.

VASCONCELOS, Maristela Inês Osawa. et al. Sífilis na gestação: estratégias e desafios dos enfermeiros da atenção básica para o tratamento simultâneo do casal. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, [S.L.], v. 29, n. , p. 85-92, 30 dez. 2016. Fundação Edson Queiroz. http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2016.sup.p85.

##submission.downloads##

Publicado

2022-12-18

Cómo citar

Reis, R. M., & Pereira, C. A. S. (2022). SifiQuiz: um jogo didático para ensino sobre a sífilis. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 15(2), 361-387. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a47583

Número

Sección

Artigos