Afetividade e Concepções de Natureza para Estudantes do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a49361

Palavras-chave:

educação ambiental, ensino médio, socioemocionais

Resumo

Na escola, discussões sobre problemáticas ambientais podem levar em consideração tanto aspectos cognitivos quanto afetivos, sobretudo quando se entende que as concepções dos discentes podem moldar posicionamentos e ações. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi analisar as concepções que estudantes de ensino médio apresentam acerca da natureza relacionando-as com indicadores de habilidades socioemocionais. A partir da aplicação de um questionário com itens Likert, pôde-se levantar indicadores de que, o aspecto afetivo, quando comparado ao racional, se mostrou mais eficaz para a construção de concepções socioambientais de natureza. Além disso, um arranjo mental pautado na estabilidade emocional e abertura a experiências contribuíram para o afastamento de conceitos antropocêntricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Mayara dos Santos, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Doutoranda em Educação ? PPGED/UFS. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIMA/UFS (2022). Especialista em Docência do Ensino Básico e Superior - ESTRATEGO (2022). Licenciada em Ciências Biológicas ? Universidade Federal de Sergipe (2019). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe - GEPEASE. Pós-Graduanda em Gestão Educacional e Projetos (ESTRATEGO). Atuou como Professora Colaboradora no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe (2021). Revisora de trabalhos de eventos organizados pelo Instituto Multiprofissional de Ensino - IME (desde 2022). Desenvolve pesquisas nas áreas de: Ensino de Ciências e Biologia, Elementos Não Racionais no Ensino e Aprendizagem, Educação Ambiental, Formação de Professores, Abordagens multiculturais no ensino e na aprendizagem .

Manoel Messias Santos Alves, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Doutor em Educação (PPGED/UFS); Mestre em Ensino de Ciências (PPGECIMA/UFS); Bacharel em Enfermagem (Faculdade AGES); Licenciado em Ciências Biológicas (CLARETIANO); Licenciado e Bacharel em Educação Física (UNIVASF); Especialista em Saúde da Família (UFPEL); Especialista em Gestão em Saúde (UNIVASF); Especialista em Ensino de Biologia (UCAM); Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (UFES). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS); Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Ensino de Ciências (GPEMEC/UFS) - CNPq; Atuou como Teleconsultor Enfermeiro no Núcleo de Telessáude Sergipe na Fundação Estadual de Saúde (FUNESA); Atuou como Professor Colaborador no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe (DBI/UFS); Atuou como Educador Profissional dos Cursos de Vigilância em Saúde e Gerência em Saúde pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC) de Sergipe; Desenvolve pesquisas nas áreas de: educação em saúde, ensino de ciências, sexualidade; saúde pública, tecnologias móveis digitais da informação e comunicação (TMDIC), cibercultura, nomofobia, entre outras. Atuou também como parecerista ad hoc na #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia.

Alice Alexandre Pagan, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil

Professora associada do Departamento de Biologia e Zoologia do Instituto de Biociências (IB) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso FAPEMAT. Licenciada em Ciências Biológicas (UNEMAT 2002); Mestra em Educação (UFMT 2004) e Doutora em Educação, área: Ensino de Ciências e Matemática (USP 2009), tendo concluído pós-doutorado no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2018). Atuou na Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e fez estágios de mobilidade junto ao Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, em Braga - Portugal (2007) e no Centro de Educação Científica e Tecnológica da Universidade Kwazulu-Natal em Durban, na África do Sul (2015). Está como editora de área na Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências (RBPEC) e coordenou um projeto de pesquisa interinstitucional envolvendo cinco universidades, com financiamento pelo Observatório da Educação, CAPES (2010 a 2015). Também, lidera o Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Ensino de Ciências desde 2009, tendo aprovado projetos na FAPITEC para desenvolvimento de grupos emergentes de pesquisa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Científica e Educação em Saúde, com interesse principalmente nos seguintes temas: 1.Tecnologias educacionais: avaliações em larga escala; tecnologias de monitoramento de vulnerabilidades com foco em afetividade; 2. Elementos não racionais da aprendizagem sobre a natureza (afetivos e identitário) a partir da compreensão: do ensino de Evolução Biológica, da relação entre Ciência e Etnociência e dos movimentos Ecofeministas. 

Referências

ABED, A. L. Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: UNESCO/MEC, 2014.

ACKERMAN, C. A teoria das cinco grandes personalidades: o modelo dos 5 fatores explicado. 2017. Disponível em: https://positivepsychologyprogram.com/big-five-personality-theory/#references. Acesso em: 07 maio 2020.

ALVES, M. M. S.; PAGAN, A. A. Correlação entre equilíbrio emocional e vulnerabilidade às IST/AIDS num estudo sobre desempenho escolar com adolescentes. R. Educ. Públ., Cuiabá, v. 28, n. 69, p. 793-819, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7896. Acesso em agosto de 2020.

ARAÚJO, F. L. de. Habilidades Socioemocionais e Conteúdos sobre IST no Ensino Fundamental. 2017. 50 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.

ASSIS, S. G.; AVANCI, J. Q.; SILVA, C. M. F. P.; MALAQUIAS, J. V.; SANTOS, N. C.; OLIVEIRA, R. V. C. A representação social do ser adolescente: um passo decisivo na promoção da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 8, n. 3, p. 669-680, 2003. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2003.v8n3/669-679/pt. Acesso em: 12 jul. 2020.

BRASIL. Censo Escolar da Educação Básica 2016 - Notas Estatísticas. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.

CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4ª edição. São Paulo: Editora Cortez, 2008.

CUNHA, L. M. A. da. Modelos Rasch e Escalas de Likert e Thurstone na Medição de Atitudes. 2007. 78 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2007. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/1229/1/18914_ULFC072532_TM.pdf. Acesso em: 10 ago. 2019.

DIAS, D. B.; AVANZI, M. R. Concepções de Meio Ambiente e Natureza: Uma Reflexão com Alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental do Distrito Federal. In: VII EPEA - Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, Rio Claro - SP, 2013.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 405p.

GUIMARÃES, P. R. B. Análise de Correlação e Medidas de Associação. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2003. Disponível em: https://docs.ufpr.br/~jomarc/correlacao.pdf. Acesso em: 10 ago. 2019.

HALL, C. S.; LINDZEY, G.; CAMPBELL, J. B. Teorias da Personalidade. Porto Alegre: Artmed, 2000.

IBGE. Estimativas da População residente para os Municípios e para as Unidades da Federação Brasileiros com Data de Referência em 1º de Julho de 2017. Brasília: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, 2017. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100923.pdf. Acesso: 20 ago. 2019.

JUSTEN, L. M. Trajetórias de um grupo interinstitucional em um programa de formação de educadores ambientais no estado do Paraná (1997-2002). Educar em Revista, Curitiba, n. 27, p. 129-145, jan/jun. 2006.

KONKIEWITZ, E. C. Aprendizagem, Comportamento e Emoções na Infância e Adolescência: Uma Visão Transdisciplinar. Dourados-MS: Ed. UFGD, 2013.

LENOBLE, R. História da ideia de natureza. Lisboa: Edições 70, 1969.

LIMA, A. M. de.; OLIVEIRA, H. T. de. A (Re) Construção dos Conceitos de Natureza, Meio Ambiente e Educação Ambiental por Professores de Duas Escolas Públicas. Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 321-337, 2011.

MARION, C. V. A Questão e suas Problemáticas atuais: uma visão sistêmica da crise ambiental. In: 2º Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade. Rio Grande do Sul, 2013.

MAROCO, J.; GARCIA-MARQUES, T. Qual a Fiabilidade do Alfa de Cronbach? Questões Antigas e Soluções Modernas? Revista do Instituto Superior de Psicologia, Portugal, v. 4, n.1, p 65-90, 2006.

MATSUSHIMA, K. Dilema Contemporâneo e Educação Ambiental: Uma Abordagem Arquétipica e Holística. Em Aberto, Brasília, v. 10, n. 49, p. 15-34, 1991.

MEYER, M. Ser-tão natureza: a natureza em Guimarães Rosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

MOLIN, R. F.; PASQUALI, E. A. VALDUGA, A. T. Concepções de Meio Ambiente Formulados por Estudantes de Diferentes Níveis de Ensino. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambu. Anais... Caxambu (MG), p. 1-2, 2007.

PAGAN, A. A. Biologia para o Autoconhecimento: Algumas Considerações Autobiográficas. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis/SC, 2017.

PAGAN, A. A. Ser (animal) humano: evolucionismo e criacionismo nas concepções de alguns graduandos em Ciências Biológicas. 2009. 228 f. Tese de Doutorado – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

PARANHOS, M. Relações entre habilidades socioemocionais e inovação para alguns licenciandos em ciências biológicas. 2016. 150 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.

RODRIGUES, A. S. L.; MALAFAIA, G. O meio ambiente na concepção de discentes no município de Ouro Preto- MG. REA: Revista de estudos ambientais (online) / FURB. V.11, n.2, p. 44-58, jul./dez. 2009.

SANTOS, D.; PRIMI, R. Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2014.

SANTOS, J. E. A. dos; IMBERNON, R. A. L. A concepção sobre “natureza” e “meio ambiente” para distintos atores sociais. TERRÆ DIDATICA, 2014. Disponível em: http://geo25.ige.unicamp.br/terraedidatica/v10_2/PDF10-2/TDv10_2-87%206.pdf. Acesso em: 28 abr. 2019.

SERPA, A. L. de O. Variáveis socioemocionais e sua relação com o desempenho acadêmico. 2017. 151 p. Tese (Psicologia) - Universidade São Francisco, Campinas, São Paulo, 2017.

TAMAIO, I. O professor na construção do conceito de natureza: uma experiência de educação ambiental. Annablume, 2002.

VERGARA, L. da C.; LEMES, F. G.; GUIMARÃES, S. S. M.; PARANHOS, R. de D. As Concepções de Natureza e Meio Ambiente dos Educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: 63ª Reunião da SBPC, UFG. Goiânia, 2011. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/prolicen/trabalhos-prolicen/prolicen-leonardo-costa.pdf. Acesso em: 10 ago. 2019.

ZEMBYLAS, M. Emotions and Science teaching: present research and future agendas. In: ALSOP, Steve Alsop (Org.). Beyond cartesian dualism: Encountrering affect in the teaching and learning of Science. Springer Verlagny, 2005.

Downloads

Publicado

2023-06-21

Como Citar

Santos, I. M. dos, Alves, M. M. S., & Pagan, A. A. (2023). Afetividade e Concepções de Natureza para Estudantes do Ensino Médio . Ensino, Saude E Ambiente, 15(3), 717-737. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a49361

Edição

Seção

Artigos