Afetividade e Concepções de Natureza para Estudantes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a49361Palavras-chave:
educação ambiental, ensino médio, socioemocionaisResumo
Na escola, discussões sobre problemáticas ambientais podem levar em consideração tanto aspectos cognitivos quanto afetivos, sobretudo quando se entende que as concepções dos discentes podem moldar posicionamentos e ações. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi analisar as concepções que estudantes de ensino médio apresentam acerca da natureza relacionando-as com indicadores de habilidades socioemocionais. A partir da aplicação de um questionário com itens Likert, pôde-se levantar indicadores de que, o aspecto afetivo, quando comparado ao racional, se mostrou mais eficaz para a construção de concepções socioambientais de natureza. Além disso, um arranjo mental pautado na estabilidade emocional e abertura a experiências contribuíram para o afastamento de conceitos antropocêntricos.
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