O pensamento de Paulo Freire

possibilidades e problematizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50661

Palavras-chave:

Paulo Freire, opressão, libertação, educação

Resumo

Paulo Freire é referência local e internacional em educação popular. Este artigo analisa sua obra, questionando inicialmente de que forma os termos opressão e libertação desenvolvidos por ele poderiam subsidiar reflexões e ações na contemporaneidade. Dialogando principalmente com a literatura acadêmica publicada em inglês, também são discutidas algumas críticas à Freire e seu engajamento com os conceitos de classe, gênero e raça. Por fim, a relação entre política e educação é explorada, indicando a importância da educação problematizadora na experiencia do testemunho da diferença bem como no desenvolvimento das virtudes de abertura e humildade.

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Biografia do Autor

Monica Maciel Vahl, University of Canterbury, Christchurch

Doutorado em Educação pela University of Canterbury. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora independente, Christchurch, Canterbury, Nova Zelândia 

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Maciel Vahl, M. (2021). O pensamento de Paulo Freire: possibilidades e problematizações. Ensino, Saúde E Ambiente, 14(esp.), 34-48. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a50661