O pensamento de Paulo Freire

possibilidades e problematizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50661

Palavras-chave:

Paulo Freire, opressão, libertação, educação

Resumo

Paulo Freire é referência local e internacional em educação popular. Este artigo analisa sua obra, questionando inicialmente de que forma os termos opressão e libertação desenvolvidos por ele poderiam subsidiar reflexões e ações na contemporaneidade. Dialogando principalmente com a literatura acadêmica publicada em inglês, também são discutidas algumas críticas à Freire e seu engajamento com os conceitos de classe, gênero e raça. Por fim, a relação entre política e educação é explorada, indicando a importância da educação problematizadora na experiencia do testemunho da diferença bem como no desenvolvimento das virtudes de abertura e humildade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Maciel Vahl, University of Canterbury, Christchurch

Doutorado em Educação pela University of Canterbury. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora independente, Christchurch, Canterbury, Nova Zelândia 

Referências

BERMÚDEZ, A. C. Quem é Paulo Freire, educador brasileiro que virou alvo de Bolsonaro, 2019. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/12/18/quem-e-paulo-freire-educador-brasileiro-que-virou-alvo-de-bolsonaro.htm. Acessado em 30 de junho de 2021.

ALLEN, R. A. Whiteness and critical pedagogy. Educational Philosophy and Theory. v. 36, n. 2, p. 121-136, 2004.

ARONOWITZ, S. Paulo Freire’s radical democratic humanism. In: MCLAREN, P.; LEONARD, P. (orgs.) Paulo Freire: A critical encounter. London: Routledge, 1993.

BARBOSA, J. A. As obras de Paulo Freire e o debate sobre gênero e raça: Aproximações e possibilidade de diálogo. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. v. 9, n. 21, p. 37-51, 2017.

BECKER, F. Epistemologia. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (orgs.), Dicionário Paulo Freire (2 ed., Kindle). São Paulo: Autêntica Editora, 2008.

DARDER, A. Reinventing Paulo Freire. Boulder: Westview Press, 2002.

FINDSEN, B. Freirean philosophy and pedagogy in the adult education context: The case of older adults’ learning. Studies in Philosophy and Education. v. 26, n. 6, p. 545-559, 2007.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Reading the world and reading the word: An Interview with Paulo Freire. Language Arts. v. 62, n. 1, 15-21, 1985.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido (11 ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Prof. Paulo Freire. Palestra realizada no auditório do CDCC, patrocinada pelo IFSC – USP, 1994. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2C518zxDAo0. Acessado em 30 de junho de 2021.

FREIRE, P. O profeta da esperança. [Entrevista concedida a] Nye Ribeiro Silva. Dois Pontos, p. 6-13, jan./fev. 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (2 ed.). São Paulo: Paz e Terra, 1997a.

FREIRE, P. A Response. In: FREIRE, P.; FRASER, J. W.; MACEDO, D.; MCKINNON, T.; STOKES; W. T. (orgs.). Mentoring the mentor: A critical dialogue with Paulo Freire. New York: Peter Lang, 1997b.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’água, 2000.

FREIRE, P. Pedagogy of freedom: Ethics, democracy, and civic courage (Kindle). Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 2001.

FREIRE, P. Pedagogy of indignation. Boulder: Paradigm Publishers, 2004.

FREIRE, P. Pedagogy of the oppressed (30th anniversary ed.). New York: Continuum, 2005.

FREIRE, P. Education for critical consciousness (3 ed.). London: Bloomsbury Academic, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da solidariedade (1. ed.). São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, P. Pedagogy of hope. London: Bloomsbury Academic, 2016a.

FREIRE, P. Letters to Cristina (Kindle ed.). New York: Routledge, 2016b.

FREIRE, P.; MACEDO, D. Literacy: Reading the word and the world. South Hadley: Bergin & Garvey, 1987.

FREIRE, P.; MACEDO, D. A dialogue with Paulo Freire. In: MCLAREN, P.; LEONARD, P. (orgs.). Paulo Freire: A critical encounter. London: Routledge, 1993.

FREIRE, P.; MACEDO, D. A dialogue: Culture, language and race. Harvard Educational Review. v. 65, n. 3, p. 377-402, 1995.

FREIRE, P.; SHOR, I. A pedagogy for liberation: Dialogues on transforming education. South Hadley: Macmillan, 1987.

FREITAS, A. L. Conscientização. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI; J. J. (orgs.). Dicionário Paulo Freire (2 ed., Kindle). São Paulo: Autêntica Editora, 2008.

HAYMES, S. N. Race, pedagogy and Paulo Freire. In: FLETCHER, S. (org.), Philosophy of Education Yearbook 2002. Urbana-Champaign: Philosophy of Education Society, 2002.

HOOKS, b. bell hooks speaking about Paulo Freire – the man, his work. In: MCLAREN, P.; LEONARD, P. (orgs.). Paulo Freire: A critical encounter. London: Routledge, 1993.

JACKSON, S. Crossing borders and changing pedagogies: From Giroux and Freire to feminist theories of education. Gender and Education. v. 9, n. 4, p. 457-468, 1997.

LADSON-BILLINGS, G. I know why this doesn’t feel empowering: A critical race analysis of critical pedagogy. In: FREIRE, P.; FRASER, J. W.; MACEDO, D.; MCKINNON, T.; STOKES; W. T. (orgs.). Mentoring the mentor: A critical dialogue with Paulo Freire. New York: Peter Lang, 1997.

LORDE, A. Age, race, class, and sex: Women redefining difference. In: Sister outsider: Essays and speeches. Freedom: Crossing Press, 1984.

MAYO, P. Gramsi, Freire and adult education: Possibilities for transformative action. London: Zed Books, 1999.

MAYO, P. Remaining on the same side of the river: A critical commentary on Paulo Freire’s later work. Review of Education, Pedagogy, and Cultural Studies. v. 22, n. 4, p. 369-397, 2000. doi: 10.1080/1071441000220404

MAYO, P. Liberating praxis: Paulo Freire’s legacy for radical education and politics. Rotterdam: Sense Publishers, 2004.

MCLAREN, P.; SILVA, T. T. Decentering pedagogy. critical literacy, resistance and the politics of memory. In: McLaren; P; Leonard, P. (orgs.). Paulo Freire: A critical encounter. London: Routledge, 1993.

MÉSZÁROS, I. The power of ideology (Ed. revisada). London: Zed Books Ltd, 2005.

ORTNER, S. B. Identities: The hidden life of class. Journal of Anthropological Research. v. 54, n. 1, p. 1-17, 1998.

PUTTI, A. “Feio, fraco e não tem resultado positivo”, diz Weintraub sobre Paulo Freire, 2020. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/feio-fraco-e-nao-tem-resultado-positivo-diz-weintraub-sobre-paulo-freire/. Acessado em 30 de junho de 2021.

REAY, D. Sociology, social class and education. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN; L. A. (orgs.). The Routledge international handbook of the sociology of education. Abingdon: Routledge, 2009.

ROBERTS, P. Rethinking conscientisation. Journal of Philosophy of Education. v. 30, n. 2, p. 179-196, 1996.

ROBERTS, P. Education, literacy, and humanization. Westport: Bergin & Garvey, 2000.

ROBERTS, P. Happiness, hope, and despair. New York: Peter Lang, 2016.

ROBERTS, P.; FREEMAN-MOIR, J. (2013). Better worlds: Education, art, and utopia. Lanham: Lexington Books.

ROMÃO, J. E. Ontologia (Freireana). In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI; J. J. (orgs.). Dicionário Paulo Freire (2 ed., Kindle). São Paulo: Autêntica Editora, 2008.

SCHUGURENSKY, D. Paulo Freire. London: Bloomsbury, 2011.

SCOTT, J. W. On language, gender, and working-class history. International Labor and Working-Class History. n. 31, p. 1-13, 1987.

SHOR, I. Education is Politics. Paulo Freire’s critical pedagogy. In: MCLAREN, P.; LEONARD, P. (orgs.). Paulo Freire: A critical encounter. London: Routledge, 1993.

TORRES, C. A.; GUTIERREZ, F.; ROMÃO, E.; GADOTTI, M.; GARCIA, W. E. (2001). Prefácio. In: FREIRE, P. Educação & atualidade brasileira. São Paulo: Cortez.

VIANA, J. (2015). Paulo Freire e o assassinato do conhecimento. Disponível em: https://www.institutoliberal.org.br/blog/paulo-freire-e-o-assassinato-do-conhecimento/

OLIVEIRA, W. F. For a pedagogy of solidarity. In: FREIRE, P.; FREIRE, A. M. A; OLIVEIRA, W. F. (orgs.). Pedagogy of solidarity. Walnut Creek: Left Cost Press, 2014.

WEILER, K. Freire and a feminist pedagogy of difference. In: McLaren, P.; LANKSHEAR, C. (orgs.). Politics of liberation: Paths from Freire. London: Routledge, 1994.

WEILER, K. Myths of Paulo Freire. Educational Theory. v. 46, n. 3, p. 353-371, 1996.

WEILER, K. Rereading Paulo Freire. In: Weiler, K. (org.). Feminist engagements: Reading, resisting, and revisioning male theorists. Abingdon: Taylor & Francis, 2001.

WEIS, L. Social class and schooling. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN; L. A. (orgs.). The Routledge international handbook of the sociology of education. Abingdon: Routledge, 2009.

ZWEIG, M. The working-class majority: America’s best-kept secret (2 ed.). Ithaca: Cornell University Press, 2012.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Maciel Vahl, M. (2021). O pensamento de Paulo Freire: possibilidades e problematizações. Ensino, Saude E Ambiente, 14(esp.), 34-48. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a50661