Avaliação da Transformação da Percepção Ambiental sobre os Impactos Ambientais utilizando a Ferramenta Pegada Ecológica
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a50752Palavras-chave:
percepção ambiental, pegada ecológica, impacto ambientalResumo
A temática ambiental tem sido discutida nos diversos níveis de ensino, muitas vezes descontextualizadas da realidade em que vivem os estudantes e acabam por tornarem-se ineficientes. O presente artigo tem como objetivo avaliar a mudança na percepção ambiental após a realização da atividade Pegada Ecológica por estudantes de licenciatura do Curso de Ciências da Natureza de uma universidade do sul do Brasil. O presente estudo tem caráter quali-quantitativo de delineamento tipo intervenção exploratória quanto aos objetivos. O público-alvo da pesquisa foram discentes do primeiro semestre do curso de ciências da natureza de uma universidade federal do Sul do país. Foi aplicado o mesmo questionário antes e após a intervenção composto por questões que visam avaliar o impacto percebido pelos estudantes em relação às atividades cotidianas de estilo de vida e de consumo. Os dados coletados foram analisados através de análise de conteúdo e análise estatística. Foi utilizado nuvem de palavras para facilitar o feedback dos resultados para os participantes. Para as questões discursivas observou-se uma ampliação nas respostas e obtivemos novos códigos. Em relação as questões objetivas houve tendência de aumento observada em todas as questões no pós-intervenção. Os resultados apontam que a pegada ecológica se constitui em uma ferramenta pedagógica de abordagem ambiental capaz de modificar a percepção ambiental dos participantes.
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