Ambiente y Cotidianidad como projeto educativo de ação dialógica e cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50780

Palavras-chave:

ambiente y cotidianidad, podcast, ação dialógica, Paulo Freire, unidades pedagógicas

Resumo

Considerando o aumento do uso dos programas de podcast e seu fácil acesso, assim como um meio para complementar o processo de aprendizagem, nos interessamos em construir uma proposta que permitisse contribuir para uma educação ambiental autêntica, e humanizadora em termos freireanos. Nesse sentido, este artigo apresenta um projeto baseado em situações comunicativo-educativas freireanas para o uso do programa de podcast Ambiente y Cotidianidad em espaços educativos tendo como questão motivadora: de que maneira o podcast pode contribuir para uma educação ambiental mais autêntica e humanizadora? A partir de obras de Paulo Freire, estabelecemos situações comunicativo-educativas, de acordo com temas como o ser humano como um ser de relações no mundo da natureza e cultura, educação dialógica, consciência crítica, educação como prática da liberdade. Entre as unidades pedagógicas estabelecidas buscou-se utilizar o background cultural, o ser humano como um ser criador e recriador na realidade e na compreensão dela, recriar a imagem do sujeito consumidor pela imagem do cidadão, a esperança de transformar nossos hábitos depredadores pela desesperança, saber superado como ignorância, diversidade e amor, entre outros. Concluímos que é possível considerar o podcast com um projeto dialógico, na medida em que se configura como uma linguagem que aproxima as pessoas, conectando seus mundos, assim como, considerar algumas categorias freirianas como a humanização, o diálogo, a criticidade e a criatividade; permite-nos inferir que é viável, contribuir no incremento das conexões e parcerias entre espaços informais e formais em processos educativos emancipatórios e libertadores.

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Biografia do Autor

Maria Angelica Mejia Caceres, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Educação em Ciências e Saúde, Magister em Educação, Especialista em Gestão Social.

Bruno Andrade Pinto Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES/UFRJ) com estágio doutoral sanduíche na Universidade de Aveiro (Ua/PT). Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde (NUTES/ UFRJ). Licenciado em Química (UFRJ) e em Física (UNIS). Técnico em Química. Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ). Professor do Mestrado Profissional em Ensino de Química (PEQUI/UFRJ). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Linguagens no Ensino de Ciências (LINEC-UFRJ/Macaé). Pesquisador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASUR/UNIRIO). Pesquisador da Rede Internacional de Estudos Decoloniais na Educação Científica e Tecnológica (RIEDECT). Pesquisas no campo da Educação e Divulgação em Ciências, com ênfase nas temáticas de formação de professores, decolonialidade, direitos humanos, interculturalidade, educação ambiental, mídias, espaços escolares, não escolares e virtuais de educação.

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008), doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) e no Doutorado em Ensino (Rede Nordeste de Ensino). Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências. o Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) e a Cátedra Paulo Freire - Educação para a Sustentabilidade da UFRPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação ambiental, meio ambiente, ensino de biologia, ensino de ciências e formação de professores.

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Mejia Caceres, M. A., Monteiro, B. A. P., & Araújo, M. L. F. (2021). Ambiente y Cotidianidad como projeto educativo de ação dialógica e cultural. Ensino, Saúde E Ambiente, 14(esp.), 685-708. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a50780