Dialogando com Freire e Foucault

a interdição do corpo na educação e os limites do ensino da linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51040

Palavras-chave:

Paulo Freire. , Michel Foucault., ensino da linguagem, docilização do corpo., interdição do corpo

Resumo

Este ensaio tem como objetivo pôr em diálogo a teorização do corpo nos estudos de Michel Foucault e Paulo Freire a fim de obter-se uma maior claridade acerca das relações de poder que estabelecem a língua como um discurso do poder em instituições e mercados linguísticos vinculados à normatividade interditória da criatividade comunicativa humana. A partir desse diálogo, buscamos reconhecer possibilidades para a realização do ensino da língua/gem nas escolas de modo que se possa catalisar o “inédito viável” da tolerância linguística numa sociedade democrática marcada pela desigualdade social extrema, como o Brasil, imaginando condições dentro e fora das escolas para que se pense na inclusão social de corpos e das linguagens que o representam.

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Biografia do Autor

Sandro R. Barros, Michigan State University, Michigan

Sandro R. de Barros. É professor em currículo em instrução no Departamento de Formação de Professores na Michigan State University (MSU). Doutor em Letras e Literatura Comparada pela University of Cincinnati, OH, EUA. Interesses de pesquisa: práxis pedagógica de Paulo Freire no campo da educação de línguas, currículo e instrução multilíngue, linguística crítica aplicada. 

Miriam F. Brighente, Eastern Michigan University, Michigan

Miriam Furlan Brighente. Trabalha como associada do programa comunitário SEMIS Coalition na Eastern Michigan University (EMU). Estudante de doutorado em Educação Urbana na EMU. Doutora em Educação pela PUC-PR. Interesses de pesquisa: práxis pedagógica de Paulo Freire, feminismo interseccional e transnacional e educação comunitária (place-based education).  

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Barros, S. R., & Brighente, M. F. (2021). Dialogando com Freire e Foucault : a interdição do corpo na educação e os limites do ensino da linguagem. Ensino, Saúde E Ambiente, 14(esp.), 49-78. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a51040