Educação libertadora e teatro político em tempos de denúncia e anúncio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51120

Palavras-chave:

circulo de cultura, Lefreire, teatro do oprimido , teatro imagem

Resumo

Esta pesquisa traz reflexões e questões acerca da educação libertadora desenvolvida nos círculos de cultura do Grupo LEFREIRE – Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular –  que têm modalidades fundamentadas na Pedagogia e no Teatro do Oprimido como principal ponto de partida para o diálogo entre os participantes. Com referência à pesquisa participativa e experimental tem-se, como materiais e arquivos para realização deste estudo, o registro escrito e gravações dos círculos, assim como os encontros para avaliação e reelaboração, produções de imagens, textos e relatos dos ensaios. Verificou-se, em contexto pandêmico, a criação de um laboratório virtual no projeto de extensão Teatro imagem na sala de aula, integrante do LEFREIRE, no qual foram realizados experimentos com imagens paradas e em movimentos, e ensaiadas possibilidades de jogos cênicos interativos que resultaram na produção de um texto dramático em formato de fotonovela contracenado virtualmente com espectadores/espectadoras.  Observando as funções do animador ou coordenador dos círculos e do coringa, conferencista ou exegeta, do teatro do oprimido e considerando que as ações dos dois não se propõem como bancárias, indaga-se como os pensamentos de Boal e Freire se cruzam nos círculos lefreireanos. O coordenador/facilitador dos círculos de cultura e o animador/coringa do teatro do oprimido vislumbram e compartilham utopias? As reflexões desenvolvidas evidenciam a comunhão entre os pensamentos críticos norteadores das ações tanto da educação libertadora como do teatro do oprimido que fez emergir, neste campo pedagógico ativo e inventivo, experimentos virtuais com imagens e palavras transformadas em temas geradores problematizados nos círculos lefreireanos.

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Biografia do Autor

Hélio Junior Rocha de Lima de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

Doutor em Estudos da Linguagem (UFRN), mestre em Artes Cênicas (UFRN) especializado em Pedagogia do Teatro e coordenação de jogos com fundamentação pedagógica pela Theaterpädagogische Akademie BuT - Bundesverband Theaterpädagogik e. V. , Heidelberg/Alemanha e graduado em Pedagogia (UERN).  Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN e do Programa de Pós-Graduação em Educação POSEDUC, atuando na área de corporeidade e ensino de arte, com interesse na linha de pesquisa: práticas educativas, cultura, diversidade e inclusão.

Hostina Maria Ferreira do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, graduada em pedagogia (1989) e doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Experiência na área de educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, abordando principalmente os seguintes temas: o pensamento de Paulo Freire, formação de professores, história de vida, educação popular e educação do campo. Tutora egressa do PET Pedagogia da UERN. Coordenadora da atividade de extensão Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular - LEFREIRE.

Maria Cleonice Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

Professora Assistente II do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - POSEDUC/UERN. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UERN. Tem como principal linha de investigação a Formação Inicial de professores; Educação Popular; Estudos em Paulo Freire; Estudos relacionados a psicologia da educação; Estágio Supervisionado; Estudo da Realidade, teatro do oprimido. Participa do Grupo de Pesquisa Educação e Linguagens - GEPEL, na linha Educação Popular, História e Memória. Membro do Projeto de Extensão LEFREIRE - Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular. Membro do Projeto de Extensão Leitura e Escrita na Sala de Aula. Membro do Projeto de Extensão Teatro Imagem na sala de aula. Atuou como orientadora voluntária do Programa de Residência Pedagógica - Subprojeto Pedagogia FE/UERN.

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Lima, H. J. R. de L. de ., Nascimento, H. M. F. do, & Soares, M. C. (2021). Educação libertadora e teatro político em tempos de denúncia e anúncio. Ensino, Saúde E Ambiente, 14(esp.), 659-684. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a51120