Educação libertadora e teatro político em tempos de denúncia e anúncio
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51120Palabras clave:
circulo de cultura, Lefreire, teatro do oprimido , teatro imagemResumen
Esta pesquisa traz reflexões e questões acerca da educação libertadora desenvolvida nos círculos de cultura do Grupo LEFREIRE – Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular – que têm modalidades fundamentadas na Pedagogia e no Teatro do Oprimido como principal ponto de partida para o diálogo entre os participantes. Com referência à pesquisa participativa e experimental tem-se, como materiais e arquivos para realização deste estudo, o registro escrito e gravações dos círculos, assim como os encontros para avaliação e reelaboração, produções de imagens, textos e relatos dos ensaios. Verificou-se, em contexto pandêmico, a criação de um laboratório virtual no projeto de extensão Teatro imagem na sala de aula, integrante do LEFREIRE, no qual foram realizados experimentos com imagens paradas e em movimentos, e ensaiadas possibilidades de jogos cênicos interativos que resultaram na produção de um texto dramático em formato de fotonovela contracenado virtualmente com espectadores/espectadoras. Observando as funções do animador ou coordenador dos círculos e do coringa, conferencista ou exegeta, do teatro do oprimido e considerando que as ações dos dois não se propõem como bancárias, indaga-se como os pensamentos de Boal e Freire se cruzam nos círculos lefreireanos. O coordenador/facilitador dos círculos de cultura e o animador/coringa do teatro do oprimido vislumbram e compartilham utopias? As reflexões desenvolvidas evidenciam a comunhão entre os pensamentos críticos norteadores das ações tanto da educação libertadora como do teatro do oprimido que fez emergir, neste campo pedagógico ativo e inventivo, experimentos virtuais com imagens e palavras transformadas em temas geradores problematizados nos círculos lefreireanos.
Descargas
Citas
ANDRADE, A V de. Formação permanente: a partilha de experiências entre professoras da educação infantil do Município de Mossoró-RN. Dissertação (Mestrado em Educação). Mossoró, RN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2021.
BRANDÃO, C R. A educação como cultura. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2002.
BOAL, A. Stop: C’est Magique. Rio de Janeiro. Ed. Civilização Brasileira. 1980.
COSTA, F C de M. O chão que me prende à liberdade: uma análise sobre educação do campo na Escola Valdemiro Pedro em Apodi/RN. Dissertação (Mestrado em Educação). Mossoró/RN. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2018.
FIORI, E M. Aprender a dizer a sua palavra. Prefácio. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 43ª edição. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2005.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. 12ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 9ª edição. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1981.
FREIRE, P. Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª edição. São Paulo: Centauro, 2006a.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 29ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006b.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 43ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GATTI, B A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Líber Livro Editoras, 2007.
GERMANO, J W. De pé no chão também se aprende a ler: Política e educação no Rio Grande do Norte – 1960 – 1964. Dissertação. Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Mestrado de Sociologia. Campinas, 1981.
GERMANO, J W. As quarenta horas de Angicos. Educação & Sociedade, V 18, ano XVIII, nº 59, p. 389-393, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sc i_arttext&pid=S0101-73301997000200009. Acesso em 10 de março de 2021.
HABERT, A B. Fotonovela e Indústria Cultural: estudo de uma
forma de literatura sentimental fabricada para milhões. Petrópolis: Vozes, 1974.
LIRA, K C de G. Saberes e fazeres do campo. Dissertação (Mestrado em Educação). Mossoró/RN. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2018.
MARQUES, A B; BARBOSA, S M C; SOARES, M C de. CO-LABOR-AÇÃO: elaboração coletiva de estratégias de pesquisa. In: NASCIMENTO H M F do; ROCHA DE LIMA, H J; SOARES, M C. (Orgs.). ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO: PERSPECTIVAS FREIREANAS. 1ed.Mossoró: EDUERN, 2019, v. 1, p. 1-246.
NASCIMENTO, H M Fa do. Círculo de Ação-Reflexão-Ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação de professores: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal, 2011.
NASCIMENTO, M A do. Pesquisa e produção do conhecimento na relação entre a universidade e a escola. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Mossoró/RN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2018.
NASCIMENTO, M A do. Aspectos do protagonismo e da autonomia de professores na formação permanente docente. Dissertação (Mestrado em Educação). Mossoró, RN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2021.
NASCIMENTO, Z C P do. Centro De Estudos Bíblicos (CEBI) em Severiano Melo: uma experiência de educação popular. Dissertação (Mestrado em Educação). Mossoró/RN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2018.
NASCIMENTO, J S K do. A construção do conhecimento entre alunos na ótica da coletividade: experiências partilhadas. Dissertação (Mestrado em Educação) Mossoró/RN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2020.
NOGUEIRA, M da C A. Saberes de professoras no cotidiano: um estudo sobre processos de mediação em uma Unidade de Educação Infantil de Mossoró, Rio Grande do Norte. Dissertação (Mestrado em Educação). Mossoró/RN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2020.
SILVA, S C do C. Estudar para ser gente?: os saberes escolares/acadêmicos na interface com os saberes da vida. Dissertação (Mestrado em Educação). Mossoró/RN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2018.
SILVA, F E B da. A construção coletiva do projeto político-pedagógico: contribuições da educação popular à constituição da escola do/no campo. Dissertação (Mestrado em Educação). Mossoró/RN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2018.
SILVA, I B da. Afetos no processo de ensino-aprendizagem e nas interações de professoras e estudantes. Faculdade de Educação/UERN (Monografia), Mossoró/RN, 2021.
SILVA, E L de A; XAVIER, J K do N D e; BARBOSA, E H da S C. Ditos, brincos e jogos populares no Lefreire. In: NASCIMENTO, H M Fa do; LIMA, H J R de; SOARES, M C. (Org.) Pesquisa, Ensino, Extensão: Perspectivas Freireanas. 01ed., Mossoró, RN: EDUERN, 2019. p. 155-169
SOARES, M C. A Formação Inicial do Curso de Pedagogia da FE/UERN para Atuar na EJA. Dissertação (Mestrado em Educação). Mossoró/RN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2018.
SOARES, L D. Escolarização e vida: narrativas e memórias dos servidores de apoio da FE/UERN, campus central. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Mossoró/RN. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2015.
WEFFORT, F C. Educação e Política: Reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da Liberdade. Prefácio. In FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 29ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ensino, Saude e Ambiente
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.