Os filmes de animação como ferramenta para o ensino de Ciências: Uma experiência no âmbito da Iniciação à Docência
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a51168Palavras-chave:
ensino-aprendizagem de ciências, cinema, currículo, formação de professores, PIBIDResumo
O objetivo desse trabalho é descrever algumas ações desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvidas em uma escola pública do município de Bragança, Pará, que culminaram com a elaboração de roteiros didáticos visando a utilização de filmes de animação no ensino de Zoologia. Especificamente nossos objetivos foram a) selecionar filmes de animação que possam ser utilizados para ensinar conteúdos de Zoologia; b) elaborar roteiros de trabalho mapeando cenas e temas que podem ser abordados em sala de aula; c) elencar conteúdos que podem ser abordados em sala de aula a partir das cenas escolhidas. Os filmes selecionados foram: Procurando Dory, O Espanta Tubarões, Formiguinha Z, Bee Movie e Vida de Inseto. Os filmes escolhidos mostram, para além do enredo e da história, como alguns animais se comportam, características de seu habitat, nichos ecológicos, relações que estabelecem com o meio ambiente e com os outros seres vivos, além de aspectos relativos à morfologia e fisiologia. Para fazer dos filmes uma experiência exitosa em sala de aula, buscamos selecionar cenas que mostrassem não somente elementos que poderiam ser utilizados para explorar os conteúdos de Zoologia, mas também que possibilitassem discutir conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais
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