Paulo Freire e as raízes para uma Educação Popular Revolucionária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51375

Palavras-chave:

educaçõ popular., Paulo Freire. , revolução brasileira.

Resumo

O presente artigo é resultado de uma série de práticas e estudos vinculados a um rol de pesquisas longitudinais, que envolvem processos educativos vivenciados com estudantes oriundos das classes populares e mostram a presença e a influência das proposições de Paulo Freire nos movimentos de Educação Popular. O objetivo aqui é problematizar, a partir do diálogo com duas práticas educativas desenvolvidas dentro de uma das maiores favelas da América Latina e em um Curso de Extensão realizado na Universidade Federal Fluminense, os enraizamentos teóricos de Paulo Freire, com base nos dois grandes nomes que tematizaram a Revolução Brasileira e a categoria Conscientização: Álvaro Vieira Pinto e Guerreiro Ramos. No ano em que se comemora o centenário do Patrono da Educação Brasileira, faz-se aqui um justo reconhecimento da obra de Paulo Freire, mostrando como a força de suas proposições reverberam nas concepções e práticas pedagógicas institucionais daqueles ou daquelas que se forjaram nas experiências das classes populares, quando estes ou estas alcançam o nível da docência e pesquisa acadêmica.

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Biografia do Autor

Rodrigo Torquato da Silva, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, RJ

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense e Advogado. Líder do Grupo de Pesquisa ALFAVELA. Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Quatro Especializações: Direito e Processo Penal (Universidade Cândido Mendes); Direito Público (UCAM); Psicopedagogia - Clínica e Institucional (Universidade Gama Filho); e Orientação Educacional e Pedagógica (UCAM). Graduações em Direito (Universidade Cândido Mendes) e Pedagogia (Universidade Gama Filho). Tem experiência na Área de Educação, com ênfase na Alfabetização dos/das estudantes das Classes Populares e Cotidiano Escolar. Na Área do Direito, o interesse pelos estudos e pesquisas do Campo da Criminologia Crítica e do Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: violências cotidianas na relação favela-escola e o Direito de Aprender nas Escolas Públicas.

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Silva, R. T. da. (2021). Paulo Freire e as raízes para uma Educação Popular Revolucionária. Ensino, Saúde E Ambiente, 14(esp.), 269-287. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a51375