Ação- Reflexão-Ação

promoção da Saúde dos Educadores no contexto Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51910

Palavras-chave:

educação, saúde, comunicação

Resumo

A escola deve ser um ambiente favorável à saúde. Desse modo, é fundamental investir na construção de entornos saudáveis. É possível ao ser humano agir de forma consciente sobre a sua realidade. A figura do educador deve ser considerada no desenvolvimento de ações em saúde na escola. Nisto consiste a Práxis humana resultante do processo de ação-reflexão particular sobre o mundo. O envolvimento com a realidade deve se apresentar como um objeto cognoscível por uma consciência crítica através do processo de conscientização. O educador, enquanto um agente influenciador, promove a saúde no contexto escolar, por isso, deverá, a partir de um processo de ação-reflexão da sua própria conduta, transformar o seu agir em ações que promovam saúde, e assim, construir um ambiente favorável para a aprendizagem. Este estudo tem como objetivo apresentar os dados de uma oficina que consiste em uma intervenção promotora de saúde para professores realizada em uma escola pública no distrito de Xerém, município de Duque de Caxias, Baixada Fluminense/RJ, por meio de uma oficina pedagógica embasada nos pressupostos teóricos de Paulo Freire. Após a validação da intervenção, a oficina ação-reflexão-ação foi realizada em sala remota, sendo constituída por quatro experimentos e contou com a participação de onze docentes. Durante a realização dos experimentos, os educadores compartilharam suas experiências e refletiram sobre suas ações no processo de ensino-aprendizagem.É preciso estimular a reflexão, o pensamento crítico sobre o impacto das ações individuais e coletivas no ambiente escolar ou educativo, a fim de promover saúde neste contexto.

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Biografia do Autor

Greisieli Pereira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida (2013). Especialização na área da voz (CLINVOZ) 2017.Doutoranda e Mestre em Ensino em Biociências e saúde do Instituto Oswaldo Cruz IOC - FIOCRUZ (2020). Integrante do grupo de pesquisa Saúde e Educação Ambiental Crítica do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental. Integrante da equipe do projeto Plataforma CHA para Educadores.

Valdir Almeida da Costa, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Psicólogo cursando especialização em Psicologia Clínica com Ênfase em Gestalt-terapia. Técnico de pesquisa no laboratório de Esquistossomose e Zoonose do Departamento de Ciências Biológicas/ ENSP/ FIOCRUZ. Experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores.Participo do Grupo de Pesquisa Saúde e Educação Ambiental com Ênfase nas Relações Parasitarias - IOC/ FIOCRUZ . Participação nos Projetos: Educação ambiental crítica - Descrição Objetivo: Contribuir para a formação de cidadãos críticos- transformadores com consciência planetária. Propiciar uma nova ética e cidadania com o intuito de realizar a re-ligação dos seres humanos em sociedade com a natureza, a fim de promover saúde como produto da interação e do equilíbrio entre a saúde humana, a da biodiversidade planetária e do próprio planeta, IOC/ Fiocruz. Psicologia, ecologia e parasitologia - Descrição Objetivo: Analisar os conceitos ecológicos e parasitológicos sob a luz da psicologia analítica Junguiana. O estresse no ambiente educativo e seu enfrentamento. Descrição Objetivo: Identificar os diferentes níveis de estresse em alunos do ensino fundamental e superior e suas formas de enfrentamento. Meta: Promover ações de enfrentamento do estresse para a melhoria da qualidade de vida e de produção acadêmica. Este projeto abrange três subprojetos intitulados: A influência do estresse infantil no rendimento escolar em crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental do 4º e 5º ano um estudo Correlaciona - IOC/ FIOCRUZl. Manutenção do ciclo da esquistossomose em Biomphalaria Manutenção do berçário e da criação de Biomphalaria Glabrata, Biomphalaria Tenagohila, Biomphalaria straminea. Coleta de Moluscos no campo

Clélia Christina Mello Silva, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Graduada em Ciências Biológicas, Mestre em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ, 1996), doutora em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 2005) e possui pós doutorado em Educação (UFRRJ, 2018). Atualmente é Pesquisadora em Saúde Pública do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz (IOC)/ Fiocruz. Líder do grupo de pesquisa do CNPq -Saúde e Educação Ambiental com ênfase nas relações parasitárias. Coordenadora, docente e orientadora do mestrado e doutorado em Ensino de Biociências e Saúde, Docente e orientadora do Mestrado profissional em Vigilância e Controle de vetores, ambos da IOC/ Fiocruz. Coordenadora adjunta e docente do Curso de pos graduação lato sensu em Malacologia de vetores/ IOC/Fiocruz. Docente do curso de pós graduação em Saúde pública e Ambiente/ENSP/Fiocruz. Membro da Câmara Técnica de Ensino do IOC/ Fiocruz. Coordenadora da área de Educação do Programa FioPromoS/ Fiocruz. Coordenadora da Plataforma Virtual CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) para Educadores no campus virtual da Fiocruz. Lider da equipe premiada com o melhor mindset de crescimento no INOVALabs2/ Fiocruz. Profissional transdisciplinar que atua nas áreas de malacologia médica, parasitologia, educação e saúde e educação ambiental. Tem experiência em alterações metabólicas em moluscos límnicos devido a situações de estresse, uso de espectroscopia no infravermelho próximo aplicada a malacologia médica, controle de moluscos hospedeiros intermediários de helmintos parasitos, educação ambiental para promoção da saúde ambiental e/ou saúde única, formação continuada para profissionais da saúde e educação. Aluna com bolsa NOTA 10 da FAPERJ 2021.

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Pereira, G., Costa, V. A. da, & Mello Silva, C. C. . (2021). Ação- Reflexão-Ação : promoção da Saúde dos Educadores no contexto Escolar. Ensino, Saúde E Ambiente, 14(esp.), 612-633. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a51910