Action- Reflection-Action

Promotion of Educators' Health in the School Context

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51910

Keywords:

education. , health., communication.

Abstract

   

School should be a health-friendly environment. Thus, it is essential to invest in building healthy environments. It is possible for human beings to act consciously on their reality. The figure of the educator must be considered in the development of health actions at school. This consists of human praxis resulting from the process of particular action-reflection on the world. The involvement with reality must present itself as a knowable object by a critical conscience through the process of awareness. The educator, as an influencing agent, promotes health in the school context, therefore, from a process of action-reflection of their own conduct, they should transform their actions into actions that promote health, and thus, build an environment favorable for learning. This study aims to present data from a workshop that consists of a health-promoting intervention for teachers held in a public school in the district of Xerém, municipality of Duque de Caxias, Baixada Fluminense/RJ, through a pedagogical workshop based on theoretical assumptions of Paulo Freire. After validation of the intervention, the action-reflection-action workshop was held in a remote room, consisting of four experiments and with the participation of eleven teachers. During the experiments, the educators shared their experiences and reflected on their actions in the teaching-learning process. It is necessary to encourage reflection, critical thinking about the impact of individual and collective actions in the school or educational environment, in order to promote health in this context

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Author Biographies

Greisieli Pereira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida (2013). Especialização na área da voz (CLINVOZ) 2017.Doutoranda e Mestre em Ensino em Biociências e saúde do Instituto Oswaldo Cruz IOC - FIOCRUZ (2020). Integrante do grupo de pesquisa Saúde e Educação Ambiental Crítica do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental. Integrante da equipe do projeto Plataforma CHA para Educadores.

Valdir Almeida da Costa, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Psicólogo cursando especialização em Psicologia Clínica com Ênfase em Gestalt-terapia. Técnico de pesquisa no laboratório de Esquistossomose e Zoonose do Departamento de Ciências Biológicas/ ENSP/ FIOCRUZ. Experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores.Participo do Grupo de Pesquisa Saúde e Educação Ambiental com Ênfase nas Relações Parasitarias - IOC/ FIOCRUZ . Participação nos Projetos: Educação ambiental crítica - Descrição Objetivo: Contribuir para a formação de cidadãos críticos- transformadores com consciência planetária. Propiciar uma nova ética e cidadania com o intuito de realizar a re-ligação dos seres humanos em sociedade com a natureza, a fim de promover saúde como produto da interação e do equilíbrio entre a saúde humana, a da biodiversidade planetária e do próprio planeta, IOC/ Fiocruz. Psicologia, ecologia e parasitologia - Descrição Objetivo: Analisar os conceitos ecológicos e parasitológicos sob a luz da psicologia analítica Junguiana. O estresse no ambiente educativo e seu enfrentamento. Descrição Objetivo: Identificar os diferentes níveis de estresse em alunos do ensino fundamental e superior e suas formas de enfrentamento. Meta: Promover ações de enfrentamento do estresse para a melhoria da qualidade de vida e de produção acadêmica. Este projeto abrange três subprojetos intitulados: A influência do estresse infantil no rendimento escolar em crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental do 4º e 5º ano um estudo Correlaciona - IOC/ FIOCRUZl. Manutenção do ciclo da esquistossomose em Biomphalaria Manutenção do berçário e da criação de Biomphalaria Glabrata, Biomphalaria Tenagohila, Biomphalaria straminea. Coleta de Moluscos no campo

Clélia Christina Mello Silva, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Graduada em Ciências Biológicas, Mestre em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ, 1996), doutora em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 2005) e possui pós doutorado em Educação (UFRRJ, 2018). Atualmente é Pesquisadora em Saúde Pública do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz (IOC)/ Fiocruz. Líder do grupo de pesquisa do CNPq -Saúde e Educação Ambiental com ênfase nas relações parasitárias. Coordenadora, docente e orientadora do mestrado e doutorado em Ensino de Biociências e Saúde, Docente e orientadora do Mestrado profissional em Vigilância e Controle de vetores, ambos da IOC/ Fiocruz. Coordenadora adjunta e docente do Curso de pos graduação lato sensu em Malacologia de vetores/ IOC/Fiocruz. Docente do curso de pós graduação em Saúde pública e Ambiente/ENSP/Fiocruz. Membro da Câmara Técnica de Ensino do IOC/ Fiocruz. Coordenadora da área de Educação do Programa FioPromoS/ Fiocruz. Coordenadora da Plataforma Virtual CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) para Educadores no campus virtual da Fiocruz. Lider da equipe premiada com o melhor mindset de crescimento no INOVALabs2/ Fiocruz. Profissional transdisciplinar que atua nas áreas de malacologia médica, parasitologia, educação e saúde e educação ambiental. Tem experiência em alterações metabólicas em moluscos límnicos devido a situações de estresse, uso de espectroscopia no infravermelho próximo aplicada a malacologia médica, controle de moluscos hospedeiros intermediários de helmintos parasitos, educação ambiental para promoção da saúde ambiental e/ou saúde única, formação continuada para profissionais da saúde e educação. Aluna com bolsa NOTA 10 da FAPERJ 2021.

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Published

2021-12-14

How to Cite

Pereira, G., Costa, V. A. da, & Mello Silva, C. C. . (2021). Action- Reflection-Action: Promotion of Educators’ Health in the School Context. Ensino, Saude E Ambiente, 14(esp.), 612-633. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a51910