Guia de macroalgas para o ensino de botânica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a59539

Palavras-chave:

ensino de biologia, ensino de botânica, ciências biológicas, aula prática de campo, aula de algas

Resumo

O planejamento, realização e avaliação de aulas práticas em costões rochosos em praias marinhas da costa brasileira é uma atividade didática difícil aos docentes que têm de ministrar essa ação pedagógica quando se trata de abordar o conteúdo botânico. A formulação e validação de guias taxonômicos fotográficos da flora marinha pode facilitar o trabalho pedagógico do docente. Os objetivos principais do artigo são: a) apresentar o "Guia de Algas Verdes (Clorófitas), Pardas (Ocrófitas) e Vermelhas (Rodófitas) do Saco de Dois Rios, Ilha Grande, Rio de Janeiro Brasil"; b) validar o guia com alunos da disciplina obrigatória de Biodiversidade Vegetal I do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; c) avaliar sua adequação didática. O guia é portátil, submersível e foi impresso sobre uma placa de PVC com 29 cm de comprimento, 20,9 cm de largura e 0,2 cm de espessura. Possui 48 ilustrações coloridas: 10 Ocrófitas, 11 Clorófitas e 27 Rodófitas. Alunos com 19-21 anos, do bacharelado (66%) aprovaram o guia com diferença significativa (a<1%) das observações favoráveis (76%). O guia testado mostrou-se um apoio didático adequado sobre o conteúdo de macroalgas para adoção nas aulas práticas em costões rochosos de praias marinhas e estuarinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre de Gusmão Pedrini, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Biólogo. Mestre e Doutor. Professor Associado (Aposentado) do Departamento de Biologia Vegetal,
Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Professor
Colaborador no Programa de Mestrado em Formação em Ciências para Professores da Universidade
Federal do Rio de Janeiro.

Patricia Domingos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Bióloga. Mestre e Doutora. Professora Associada do Departamento de Biologia Vegetal, Instituto de
Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; E-Mail:
patvitesse@gmail.com.

Marcelo Manzi Marinho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Biólogo. Mestre e Doutor. Professor Associado do Departamento de Biologia Vegetal, Instituto de
Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Daniel Shimada Brotto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Biólogo. Mestre e Doutor com proficiência em ecossistemas aquáticos. Pesquisador. Ex-Professor
universitário (Universidade Veiga de Almeida), Guia de turismo cadastrado.

Gabriel Guarino, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professor de Ciências e Biologia. Foi Bolsista de Estágio Interno Complementar da Pró-Reitoria de
Graduação da UERJ. Ex-Estagiário do Departamento de Biologia Vegetal, Instituto de Biologia Roberto
Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

AL-YAMANI, Faiza; POLIKARPOV, Y. Igor; AL-GHUNAIM, Aws; MIKHAYLOVA, Tatiana. Field Guide of Marine Macroalgae (Chlorophyta, Rhodophyta, Phaeophyceae). Safat: Kuwait Institute for Scientific Research, 2014, 191 p.

AMANCIO, Carlos et al. Macroalga Marinha. Fields Museum Sul do Brasil, 2006. Disponível em: https://fieldguides.fieldmuseum.org/pt-br/guias/guia/216. Acesso em: 29 jun. 2023.

ARAUJO, Joniel Mendes de et al. Educação ambiental: a importância das aulas de campo em ambientes naturais para a disciplina de Biologia no ensino médio da escola Joaquim Parente na cidade de Bom Jesus - PI. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 8, n. 2, p. 25-36, ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21202/12674. Acesso em: 10 ago. 2023.

AVANZO-NETO, Jose; FUJII, Mutue. Guia ilustrado de identificação e utilização; algas marinhas bentônicas do Estado de São Paulo. São Carlos: RiMa, 2016, 183 p.

BARRADAS, Juliana Imenis et al. Spatial distribution of benthic macroorganisms on reef flats at Porto de Galinhas Beach (Northeastern Brazil), with special focus on corals and calcified hydroids. Biotemas, v. 23, n. 2, p. 61-67, jun. 2010. https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p61

BERCHEZ, Flavio et al. Projeto trilha subaquática – Sugestão de diretrizes para a criação de modelos de Educação Ambiental para ecossistemas marinhos. OLAM-Ciência e Tecnologia, Rio Claro (SP), v. 7, n. 2, p. 181-208, 2007 (CD-ROM). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/245575/mod_resource/content/1/2007_Berchez_et_al_modelosEAmar.pdf Acesso em: 29 jun. 2023.

BICUDO, Carlos Eduardo de Matos; MENEZES, Mariângela (org.). Gêneros de Algas de Águas Continentais do Brasil. 2. ed. São Carlos: RiMa, 2005, 508 p.

BRAUNE, Wolfran; GUIRY, Michael D. Seaweeds: a colour guide to common benthic green, brown and red algae of the world's oceans. Königstein: Koeltz Scientific Books, 2011, 601 p.

CAMPANINI, Barbara et al. Produção coletiva de material didático sobre meio ambiente: o guia do Parque Nacional da Tijuca. Revista Eletrônica DECT, Vitória, v. 7, n. 3, p 134-151, dez. 2017. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/210. Acesso em: 11 ago. 2023.

CAVALCANTI, Maria Irisvalda Leal Gondim; FUJII, Mutue Toyota. Macroalgas arribadas da costa brasileira: biodiversidade e potencial de aproveitamento. Curitiba: CRV, 2021.

COLLI-SILVA, Matheus et al. Quali-Quantitative Evidences of Plant Blindness on Passersby of an Urban Green Space with plaqued trees. Paisagem e Ambiente: Ensaios, São Paulo, v. 30, n. 43, e151370, 2019. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2019.151370

FARIA, Rafaella Librelon; JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho; OLIVEIRA, Renata Carmo. Possibilidades de ensino de Botânica em um espaço não formal de educação na percepção de professoras de ciências. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 87-104, jan./abr., 2011. https://doi.org/10.1590/1983-21172013130107

FLORES, Thiago Bevilacqua et al. Guia Ilustrado para Identificação das plantas da Mata Atlântica. São Paulo: Oficina dos Textos, 2015, 255 p.

GHILARDI, Natalia Pirani; BERCHEZ, Flavio. Projeto Trilha Subaquática – modelos de educação ambiental marinha para o grande público. In: PEDRINI, Alexandre Gusmão (org.). Educação Ambiental Marinha e Costeira no Brasil. Rio de Janeiro: EDUERJ/FAPERJ, 2010, p. 71-92.

GHILARDI-LOPES, Natalia Pirani et al. Guia para Educação Ambiental em costões rochosos. Porto Alegre: Artmed, 2012, 200 p.

GUARINO, Gabriel Irene Pereira et al. Flora Bentônica Marinha e Estuarina do Saco Dois Rios, Parque Estadual da Ilha Grande, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. In: UERJ SEM MUROS, 18 set. 2018, Rio de Janeiro, Anais..., Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (CD-ROM).

GUIMARÃES, Silvia Maria Pita et al. Phaeophyceae. In: BICUDO, Carlos Eduardo de Matos (org.). Flora ficológica de São Paulo. São Carlos: RiMa / São Paulo: FAPESP, 2016, 118 p.

HUGUENIN, Larissa et al. Guia da Macrofauna Bentônica da Zona Entremarés da Vila Dois Rios, Ilha Grande, Angra dos Reis (RJ). In: SEABRA, Giovanni (org.). Educação ambiental: Ituiutaba. Barlavento, 2022, p. 684-696. https://doi.org/10.54400/978.65.87563.16.9.

JOLY, Ahylton Brandão. Gêneros da costa Atlântica latino-americana. São Paulo: EdUSP, 1967, 461 p.

KRASILCHIK, Miriam. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora da USP, 2011, 199 p.

LIMA, Gesrael de; GHILARDI-LOPES, Natalia Pirani. “Algas” nos Projetos Pedagógicos de cursos de Instituições de Ensino Superior Brasileiras. Revista da SBEnBio, v. 15, n. 2, p. 1.103-1.121, 2022. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i2.695

MARANDINO, Marta et al. Ensino de Biologia; histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2019, 215 p.

MARANDINO, Marta et al. Memória da Biologia na Cidade de São Paulo: Guia Didático. São Paulo: FEUSP, 2004, 54 p.

MARINHO-SORIANO, Eliane et al. Manual de identificação das macroalgas marinhas do litoral do Rio Grande do Norte. Natal: EDUFRN, 2009, 118 p.

MELO, Thaïs Hokoç de; PIRES, Debora de Oliveira. Guia do naturalista do sul da Bahia. Santa Cruz de Cabrália: Instituto Coral Vivo, 2022, 80 p.

MORO, Rosemeri Segecin; NOGUEIRA, Melissa Koch. Guia de aulas práticas em Botânica Criptogâmica. Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2014, 178 p.

NASSAR, Cristina. Macroalgas marinhas do Brasil; guia de campo das principais espécies. Rio de Janeiro: Technical Books, 2012, 178 p.

OLIVEIRA, Jamison Barbosa de. Guia Didático Colaborativo de Trilha Interpretativa: uma contribuição para o ensino das ciências ambientais. 2018. 77 f. Dissertação (Ensino das Ciências Ambientais) – Programa de Mestrado Profissional em Rede sobre Ensino de Ciências Ambientais, Universidade Federal do Amazonas. Tabatinga, 2018.

PEDRINI, Alexandre Gusmão (org.). Macroalgas (Chlorophyta) e Gramas (Magnoliophyta) Marinhas do Brasil. Rio de Janeiro: Technical Books, 2011, 142 p.

PEDRINI, Alexandre Gusmão (org.). Macroalgas (Ocrófitas Multicelulares) Marinhas do Brasil. Rio de Janeiro: Technical Books, 2013, 173 p.

PEDRINI, Alexandre Gusmão et al. Avaliação da adequação do Guia Didático de Algas Verdes, Pardas e Vermelhas Marinhas e Estuarinas do Saco de Dois Rios, Parque Estadual da Ilha Grande, Rio de Janeiro, Brasil. Resultados Preliminares. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FICOLOGIA, 17, Anais... Natal, 2018

PEDRINI, Alexandre Gusmão et al. Bibliographical Checklist of marine and estuarine phytobenthos of Grande Island, Ilha Grande State Park, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil. Revista de Biologia Neotropical, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 20-44, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rbn.v1i1.43403. Acesso em: 23 fev. 2023.

PEDRINI, Alexandre Gusmão; ARAUJO, Leandro da Silva; MARQUES, Pedro Barros; DINIZ, Felipe Pereira; FRANKLIN, Thiago Veloso; GUARINO, Gabriel Irene Pereira. Checklist da Flora Ficológica Bentônica do Saco de Dois Rios, Parque Estadual da Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ, Brasil. Ineana, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 9-26, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/303910564_Flora_Bentonica_Marinha_e_Estuarina_do_Saco_de_Dois_Rios_Parque_Estadual_da_Ilha_Grande_Ilha_Grande_Angra_dos_Reis_Rio_de_Janeiro_Brasil_1_Phaeophyceae Acesso em: 03 Nov. 2023.

PEDRINI, Alexandre Gusmão. O ensino de Botânica por metodologias por projetos. In: PEDRINI, Alexandre Gusmão; URSI, Suzana (org.). Metodologias para ensinar Botânica. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022a, p. 95-139.

PEDRINI, Alexandre Gusmão. O ensino de Botânica em trilhas interpretativas. In: PEDRINI, Alexandre Gusmão; URSI, Suzana (org.). Metodologias para ensinar Botânica. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022b, p. 140-179.

PEREIRA-JUNIOR, Felix Herminio. Produção de um roteiro de uma aula extraclasse na Trilha Interpretativa da Baleia no Parque Natural Municipal da Taquara, Município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado em Formação em Ciências) – Programa de Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores (ProfiCiências), Universidade Federal do Rio de Janeiro. Duque de Caxias, 2022.

RICCI, Fernanda Pardini; TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi. Operações epistêmicas e elementos empíricos empregados para trabalhar a adaptação dos organismos na aula de campo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 9., Anais..., 10 a 14 de novembro de 2013, Águas de Lindóia, ABPEC, p. 1-8.

SALATINO, Antonio; BUCKERIDGE, Marcos. “Mas de que te serve saber botânica?” Estudos Avançados, São Paulo, v. 30, n. 87, p. 177-196, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142016.30870011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/z86xt6ksbQbZfnzvFNnYwZH/?lang=pt. Acesso em: 27 out. 2023.

SANTOS, Deborah Antunes dos; PIMENTEL, Wellington Machado; MENDES, Regina Rodrigues Lisboa. Produção e avaliação de guias didáticos sobre ecologia e biodiversidade na Licenciatura em Ciências Biológicas da FFP/UERJ. In: SANTORI, Ricardo Tadeu; SANTOS, Marcelo Guerra; SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos (orgs.). Da célula ao ambiente; propostas para o ensino de Ciências e Biologia. Niterói: FFP/UERJ, 2017, p. 31-45, 2017.

SANTOS, Deborah Yara dos. (org.). A Botânica no cotidiano. Ribeirão Preto: Holos, 2012, 139 p.

SANTOS, Leila Maria Lima dos; CAMPOS, Francilene Leonel. Macroalgas no Ensino de Ciências: uma abordagem teórico-prática em escola pública do Ensino Fundamental na Cidade de Parnaíba, Piauí. Revista Espacius, v. 37, n. 23, p. 1-8, 2016. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a16v37n23/163723e1.html. Acesso em: 13 fev. 2023.

SCREMIN-DIAS, Edna et al. (org.). Nos jardins da Bodoquena; guia para identificação de plantas aquáticas de Bonito e região. Campo Grande: EdUFMA, 1999, 160 p.

SENICIATO, Tatiana. A formação de valores estéticos em relação ao ambiente natural nas licenciaturas em ciências biológicas da Unesp. 2006. 197 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Bauru, 2006. Disponível em: https://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/Detalha DocumentoAction.do?idDocumento=21 Acesso em: 29 jun. 2023.

SENICIATO, Tatiana; CAVASSAN, Osmar. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em Ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência e Educação, Bauru, v. 10, n. 1, p. 133-147, 2004. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100010.

SILVA, Andrieli Lima da et al. A problemática do ensino de Botânica: ponto de vista dos professores da educação básica. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 5, n. 2, p. 863-892, jul./dez. 2022. Disponível em: https://sumarios.org/revista/revista-brasileira-de-ensino-de-ci%C3%AAncias-e-matem%C 3% A1tica. Acesso em: 29 jun. 2023.

SILVA, Lenir Maristela et al. Os ambientes naturais e a didática das Ciências Biológicas. In: CALDEIRA, A.; NABUCO, F. (org.). Introdução à didática da Biologia. São Paulo: Escrituras, 2009, p. 289-303.

SILVA, Raggi Grossi et al. Guia Didático para os intérpretes/educadores da “Trilha do Lobo” da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 6, n. 2, p. 286-294. 2006. Disponível em: http://joaootavio.com.br/bioterra/workspace/uploads/artigos/trilhadidatica5181ae1b80dce.pdf. Acesso em: 11 ago. 2023.

SIQUEIRA, Andreia Espindola et al. (org.). Guia de campo do Parque Nacional da Tijuca. Rio de Janeiro: UERJ, 2013, (CD ROM).

SZÉCHY, Maria Teresa Meneses. Macroalgas marinhas da área de influência da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. Rio de Janeiro: Roma Editora, 2015, 52 p.

URSI, Susana; SALATINO, Antonio. Impercepção botânica. Boletim de Botânica, Universidade de São Paulo, v. 39, p. 1-4, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/bolbot/article/view/206050. Acesso em: 23 fev. 2023.

WANDERSEE, James H.; SCHUSSLER, Elisabeth E. Toward a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin. St. Louis, v. 47, n. 1, p. 2-9, 2001. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Toward-a-theory-of-plant-blindness-Wandersee-Schussler/423bb49b16b5a6726e906ebda55273b968199d31. Acesso em: 05 ago. 2023.

VIEIRA, Ivan. A eficácia da interpretatividade ambiental na flutuação aquática fluvial, Município de Jardim, Mato Grosso do Sul. 2009. 51 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) – Universidade Anhanguera, Campo Grande. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?Sele ctaction =&co_obra=155863. Acesso em: 23 fev. 2023.

VIEIRA, Raquel et al. Guia de Campo; espécies intertidais características da costa norte de Portugal. Praias rochosas. Porto: Laboratório de Biodiversidade Costeira, Universidade do Porto, 2010, 29 p.

Downloads

Publicado

2023-11-11

Como Citar

Pedrini, A. de G., Domingos, P., Marinho, M. M., Brotto, D. S., & Guarino, G. . (2023). Guia de macroalgas para o ensino de botânica. Ensino, Saude E Ambiente, 16, Publicado em 11/11/2023. https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a59539

Edição

Seção

Artigos