MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ANALISANDO A REALIDADE E SUGERINDO ALTERNATIVAS DE ENSINO NUMA ESCOLA ESTADUAL PARAIBANA.
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i1.a21199Abstract
A Microbiologia em face de sua natureza abstrata requer metodologias alternativas para o processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi observar e descrever a realidade do ensino de Microbiologia no Ensino Médio em uma escola da rede pública localizada no município de Cuité – PB. Foram aplicados questionários semiestruturados para a professora de Biologia e para os alunos do 2º ano do Ensino Médio. Tanto a professora quanto a maioria dos alunos consideraram a Microbiologia um tema importante e que está relacionado ao cotidiano. Quanto às aulas práticas, a docente afirmou não fazer uso dessa modalidade didática. Entretanto, a maioria dos estudantes relatou preferência por esse tipo de aula. Duas atividades práticas foram desenvolvidas com o auxilio da professora de Biologia da escola investigada e, posteriormente, aplicou-se uma das experiências junto com os alunos, os quais demonstraram bastante interesse e atenção. Uma apostila contendo atividades práticas foi elaborada com o objetivo de auxiliar a professora na execução de aulas envolvendo os temas microbiológicos. Os dados obtidos neste estudo reforçam a necessidade de se desenvolverem novas propostas com a finalidade de aprimorar o ensino de Microbiologia no Ensino Médio.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.