CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA DE ASTRONOMIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

Authors

  • Michel Corci Batista UTFPR
  • Polônia Altoé Fusinato UEM
  • Fernanda Peres Ramos UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i2.a21265

Abstract

Este trabalho objetivou investigar as contribuições de uma oficina de astronomia para a formação inicial de professores dos anos iniciais. O mesmo apresenta resultados inerentes a uma Oficina de Astronomia, desenvolvida com alunas do curso de Formação de Docentes em Nível Médio da cidade de Maringá – PR, no ano letivo de 2014 e 2015. Os dados coletados apresentaram um caráter qualitativo. Para tanto, foi utilizado a Análise do Discurso como recurso metodológico. Encontramos em nossos dados ideias alternativas sobre conteúdos científicos e identificamos alunas que reconheceram suas limitações com relação ao conteúdo. Entendemos que o processo de formação reflexivo inicia-se no momento em que um aluno em formação inicial é capaz de analisar suas representações, buscando assim a superação de ideias alternativas para ideias científicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Michel Corci Batista, UTFPR

Professor Adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Campo Mourão.

Polônia Altoé Fusinato, UEM

Professora no Programa de Pós-graduação Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Fernanda Peres Ramos, UTFPR

Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Campo Mourão.

Published

2017-09-04

How to Cite

Batista, M. C., Fusinato, P. A., & Ramos, F. P. (2017). CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA DE ASTRONOMIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. Ensino, Saude E Ambiente, 10(2). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i2.a21265

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2