“COMBATENDO OS NEMATELMINTOS PARASITAS”: JOGO DIDÁTICO PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM

Authors

  • Junielson Soares Da Silva Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
  • Lucia da Silva Fontes Universidade Federal do Piauí/ Programa de Pós-Graduação em Agronomia/ Campus Teresina-PI/

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i3.a21273

Abstract

Introdução: No Brasil, as doenças parasitárias são um problema de saúde pública, afetando principalmente aqueles que não possuem saneamento básico, cujos indivíduos com até 14 anos de idade são os mais afetados. Desse modo, faz-se necessário desenvolver nas crianças e adolescentes hábitos de higiene para a prevenção dessas doenças. Os jogos educativos no ensino de biologia são uma ferramenta que proporciona aprendizado dinâmico e significativo. Objetivo: avaliar a importância do jogo didático “Combatendo os nematelmintos parasitas” como agente facilitador da aprendizagem do conteúdo de nematelmintos parasitas. Método: confeccionou o jogo de tabuleiro, com perguntas, respostas e desafios, e em seguida foi aplicado em três turmas de 2º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Teresina-PI. Resultados e discussão: os resultados mostraram uma melhora no aprendizado dos alunos, já que a média de acertos do total de questões, passou de 48% no questionário pré-teste para 81% no pós-teste. Conclusão: desse modo, conclui-se que o jogo “Combatendo os nematelmintos parasitas”, além de despertar nos alunos curiosidade pelo tema e empolgação pela metodologia, proporcionou melhora no aprendizado dos mesmos, mostrando-se uma eficiente ferramenta para o ensino de nematelmintos.

 

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Author Biography

Junielson Soares Da Silva, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Published

2018-01-22

How to Cite

Da Silva, J. S., & Fontes, L. da S. (2018). “COMBATENDO OS NEMATELMINTOS PARASITAS”: JOGO DIDÁTICO PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM. Teaching, Health and Environment, 10(3). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i3.a21273

Issue

Section

Articles