Brisas, Ardências e Sonhos de Pescadores da Galícia - Espanha

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40234

Abstract

Nosso texto é fruto de uma pesquisa realizada no âmbito da Rede Internacional de Justiça Climática e Educação Ambiental (REAJA), que envolve 5 países e 14 entidades, majoritariamente universidades brasileiras e estrangeiras. Acatando a interferência humana no colapso climático, buscamos pesquisar e criar táticas pedagógicas, junto com os grupos em situação de vulnerabilidade, para que eles possam zelar de seus próprios ambientes atingidos pelo clima. Este texto busca detalhar um destes grupos, que foi a comunidade de pescadores da Espanha, um dos países envolvidos na REAJA. Embora com algumas táticas sustentáveis e instrumentos que não agridem tanto os seres marinhos, as narrativas revelam que precisamos de mais meios de educomunicação que consigam dar audiência ao colapso climático. Processos formativos, pesquisas, militância, engajamento e resistências são preceitos que corroboram com o fortalecimento de políticas públicas que consigam ser inclusivas nas propostas estéticas e éticas da educação ambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Giseli Dalla Nora, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso.

Michèle Sato, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorado em Ciências e Pós-Doutorado em Educação e professora do Instituto de Educação/UFMT. É coordenadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA).

Published

2020-06-04

How to Cite

Dalla Nora, G., & Sato, M. (2020). Brisas, Ardências e Sonhos de Pescadores da Galícia - Espanha. Teaching, Health and Environment. https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40234